INSPI

A importância de brincar na vida adulta e como fazer isso

Foto: Dmyrto_Z/Depositphotos.com

Quando falamos em brincar, você logo deve pensar nas brincadeiras de infância, aquelas que faziam você se divertir e se desenvolver com seus amigos. Quando nos tornamos adultos esquecemos que ainda podemos e devemos brincar, apesar das responsabilidades da vida adulta. Continue a leitura e saiba a importância de brincar nessa fase da vida.

Você brincava na infância?

Nem todas as crianças tiveram uma infância tranquila e divertida e a falta de brincadeiras nessa fase pode impactar vários pontos que envolvem a vida dessa criança.

Segundo a Dra. Jameca Cooper, a brincadeira ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades motoras grossas e finas, força, coordenação e equilíbrio. Mentalmente, a brincadeira ajuda as crianças a aprender e a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas, criatividade e imaginação, além disso, por meio da brincadeira as crianças aprendem como interagir com os outros, compartilhar e resolver conflitos. A diminuição da brincadeira na infância está associada a um aumento no sofrimento mental e outros problemas relacionados a socialização.

Por que você deve brincar na vida adulta?

Deixar de brincar na vida adulta é tão trágico quanto renunciar aos cochilos diários. As responsabilidades e as redes sociais contribuem para a falta de brincadeiras na vida adulta. Brincar na vida adulta não pode ser considerado uma perda de tempo, pois ela traz benefícios, ela impulsiona o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas, bem como fortalece relacionamentos e constrói uma comunidade, ter um grupo de amigos para jogar é uma ótima ideia. Os jogos podem ser uma forma de brincar, isso porque nossa ordem baseada em regras torna a brincadeira não estruturada estranha, é por isso que os adultos não veem sentido em subir em árvores ou fingir ser um soldado.

Dicas para brincar

Crédito:  Gorodenkoff/Depositphotos.com

Brincar parecia ser fácil na infância, já na vida adulta precisamos de uma ajudinha para lembrar como fazer isso. Confira algumas dicas abaixo.

Brincar deve ser divertido

Brincar precisa ser agradável, não precisa ter um propósito, apesar de parecer fácil, não é, isso se deve pelo fato de estarmos acostumados em sempre buscar objetivos. Brincar pode envolver algo sem regras e não estruturado como sonhar acordado, rabiscar ou inventar histórias.

Esteja 100% presente

Na vida adulta brincar quer dizer que precisamos envolver nossas mentes ou corpos no momento, o que exclui ver Netflix, por exemplo. Chamamos isso de brincar ativamente, é preciso desligar distrações como celular ou notebook para conseguir focar na atividade em questão, só assim é possível se sentir satisfeito ao final da brincadeira.

Não seja competitivo demais

Na vida adulta perdemos nossa habilidade de brincar de forma despreocupada, estamos sempre perseguindo desempenho e resultado, quem não tem um amigo competitivo e que fica completamente desolado quando perde no jogo? Se nos esforçamos demais a brincadeira deixa de ser divertida.

Agora que você já sabe da importância de brincar na vida adulta, vamos deixar a seguir alguns jogos que podem ser divertidos para sua brincadeira entre amigos.

Pula Pirata

Cara a Cara

Jogo Perfil

Taco, Chapéu, Bolo, Presente e Pizza

Twister

Fonte: Medicinal Media

Sair da versão mobile