INSPI

Confira quais são as principais tendências de design para 2025

Crédito: Biplobmollickson/Freepik

O ano de 2024 foi marcado pela rápida evolução da inteligência artificial, ferramentas muito utilizadas pelos designers como Adobe e Canva incorporaram a IA em seus serviços, agora está ainda mais difícil decifrar quais serão as tendências de design para 2025, mas profissionais criativos tentam prever algumas delas. Continue a leitura e saiba mais.

Inteligência artificial

Depois de várias discussões envolvendo o uso de inteligência artificial, chegamos a um momento em que não podemos mais ignorá-las, os designers agora estão menos intimidados pela IA e incorporando a ferramenta como parte de seu trabalho, que o ajuda em economizar tempo e dinheiro. As imagens generativas estão cada vez melhores, em 2025 vamos ver a IA deixando de ser um ajudante e se tornando o foco, as marcas vão começar a veicular imagens e vídeos feitos por IA muito mais do que vimos em 2024.

Experiências físicas

Quanto mais rápido a tecnologia se move, mais vemos uma contratendência emergir, como estamos notando a alta por produtos que trazem nostalgia ou a volta de equipamentos analógicos. A conexão genuína entre marcas e pessoas será o foco em 2025, vemos então muitos e-commerces criando lojas físicas para oferecer uma experiência presencial para os clientes.

Artesanato

Você já notou que diversas pessoas estão retornando aos trabalhos manuais? Em reação contra a IA, junto com a rejeição da produção em massa, o artesanato ressurge, como meio de personalização, pois os consumidores querem itens únicos, feitos à mão, com significado pessoal, se afastando dos produtos produzidos em massa, a sustentabilidade em foco também impulsiona o artesanato.

Experimentação

Com a inclusão de diversas ferramentas de IA em ferramentas de design, como o Canva e a Adobe, abre-se espaço para que diversas pessoas que não são designers testarem novos layouts, isso leva a uma variedade maior de ideias, visto que teremos muito mais profissionais experimentando ferramentas.

Tipografias

Se você nunca passou horas escolhendo uma tipografia, então em 2025 talvez você dedique mais tempo para isso,pois com a IA teremos uma ascensão delas, tipografias fora do comum e que nunca imaginamos ver vão ganhar destaque e vão comunicar por si só.

Sound UX

Crédito: Krakenimages.com/Depositphotos.com

O áudio vem se tornado cada vez mais acessível, por isso, novas maneiras de como utilizar o som no design vão surgir, o chamado Sound UX, ou seja, o som que guia o usuário no site ou no aplicativo estará em alta. Antes os áudios em sites eram evitados, mas agora é necessário deixar o usuário escolher qual experiência ele quer experimentar.

Sustentabilidade

Não tem como esquecer da sustentabilidade nos próximos anos, a consciência ambiental chegou e não pode sair. As marcas estão reconhecendo que isso as levará muito mais longe com o público e vão em busca de usar isso a seu favor, elas não podem apenas parecer sustentáveis, devem garantir que são sustentáveis. As embalagens vão se tornar mais minimalistas para transmitir a sensação de calma que o meio ambiente precisa.

Maximalismo minimalismo

Em 2025 haverá a mistura do minimalismo com o maximalismo, ou seja, vamos abraças as estampas e as linhas limpas, cores vibrantes e tipografias mais minimalistas.

O ano de 2025 abraça conceitos contraditórios como tecnologia versus humanidade, minimalismo versus maximalismo, digital versus físico, será preciso que os designers saibam navegar por esses dois extremos em busca de um equilíbrio.  

Fonte: Creative Boom

Sair da versão mobile