Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Dalí tinha desavenças com Picasso? Veja o que ele revelou em entrevista

Os pintores espanhóis Salvador Dalí e Pablo Picasso, dois gênios da pintura com personalidades exóticas, alcançaram o auge do sucesso em épocas próximas. Essa combinação de talento, nacionalidade em comum e suas trajetórias marcantes gerou burburinhos na imprensa por anos e ainda hoje levanta dúvidas sobre boatos de supostas desavenças entre eles.

Porém, em 1977, o artista surrealista Salvador Dalí participou do programa “A Fondo”, apresentado por Soler Serrano, que abordou a suposta rivalidade com Pablo Picasso. O apresentador iniciou o tema questionando: “E depois há a velha história das suas divergências com Picasso?”. Em resposta, Dalí foi direto: “Isto é absolutamente falso. Os jornalistas sempre ansiaram por isso porque nossas pinturas são completamente diferentes. Acreditar que estamos em desacordo (…) Picasso é um ser muito generoso, foi o único que me emprestou dinheiro para ir à América.”

Confira este trecho da entrevista:

O artista catalão aproveitou a conversa para falar mais sobre sua relação com Picasso, desmentindo as especulações de inimizade, falando sobre suas colaborações e comentando sobre a famosa frase: “Picasso é comunista; eu, tampouco.”

A entrevista completa, conduzida por Soler Serrano, está disponível em espanhol no YouTube. Para assistir, acesse o vídeo completo: