Há meses observamos a volta do analógico, câmeras fotográficas, vinis, e agora chegou a hora das fitas cassete, mesmo com a ascensão dos streamings de música, outras formas de mídia ganham destaque pela experiência e qualidade. Continue a leitura e saiba como as fitas cassetes estão tomando espaço.
Por que fitas cassetes?
Os discos de vinil voltaram ao foco, isso porque a mídia além de um espaço para a arte, é também um formato pôster por conta do seu tamanho. O que a fita cassete tem que nenhum outro formato de áudio tem é a capacidade de ser curada. Fazer uma mixtape é uma atividade em tempo real, altamente pessoal, que é muito mais envolvente do que apenas clicar e arrastar as músicas para um CD ou fazer uma playlist no Spotify, por exemplo. As fitas também têm uma conexão muito mais rica com a estética DIY que borbulha na origem de quase todos os gêneros musicais. A fita cassete tem um baixo custo para duplicar e ganha ainda mais espaço no mundo underground.
Os números não mentem
Apesar dos números de fitas cassetes ainda serem pequenos em relação ao vinil, segundo pesquisa, quase 200.000 fitas foram vendidas no Reino Unido em 2022, uma década atrás eram apenas 4.000. Dessas 200.000 fitas vendidas, as dez primeiras foram todos álbuns lançados em 2022, já em 2024, o álbum The Tortured Poets Department de Taylor Swift vendeu mais cópias em cassete do que a totalidade das vendas de cassete desde 2009.
Como vamos ouvir?

Considerando que as fitas cassetes estão ganhando espaço, uma dúvida é como vamos ouvi-las, já que elas são um meio mecânico de ouvir música, vamos ter que ir em busca dos antigos Walkmans? Não será preciso! Isso porque marcas já estão de olho no retorno dessa tendência e lançando novos modelos portáteis de tocador de cassetes, como é o caso do aparelho lançado pela marca We Are Rewind há alguns anos.
As fitas cassetes são mais uma forma de colocar a nostalgia em foco, para quem gosta de um “faça você mesmo”, é uma ótima opção produzir sua própria fita cassete.
Foto de capa: Deagreez1/Depositphotos.com