Ícone do site INSPI

Biblioteca do Exército usa super scanner para digitalizar 20 mil livros antigos

Foto: Fantom_rd/Depositphotos

A instituição centenária BIBLIEx (Biblioteca do Exército Brasileiro), anunciou recentemente a inauguração de um novo Centro de Digitalização, que será responsável pela transferência de aproximadamente 20 mil livros de seu acervo para plataformas digitais. O processo vai acontecer graças ao super scanner ScanRobot, comercializado pela empresa brasileira ScanSystem.

Com capacidade para digitalizar até 2.500 páginas por hora, o equipamento oferece manuseio fácil e intuitivo. O grande diferencial é seu sistema de viragem suave por passagem de ar, que dispensa o contato manual e garante mais agilidade, além de preservar a integridade de documentos históricos.

Confira no vídeo:

Veja também: Novo banco de dados do Iphan facilita busca por bens culturais desaparecidos

“O ScanRobot prioriza a alta qualidade do resultado da digitalização e garante a integridade do livro físico, que passa por todo o processo sem danos em sua capa, páginas ou lombada. Sem radiação, fonte de calor e com captura a partir de um menor ângulo de abertura do livro, ele é o modelo indicado para digitalizar livros antigos e já sensíveis devido à passagem do tempo”, explica Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem.

Com a aquisição do super scanner, a biblioteca vai disponibilizar parte de seu acervo para consulta online, facilitando o acesso a estudantes, pesquisadores e interessados nas temáticas abordadas. Entre as obras mais antigas estão os livros Theodorus de Bry (Historiae Brasilianae), publicado em 1592; Johanis Hvgonis Linschoten, de 1599; Periodico Raro Le Moniteur (168 volumes), de 1789; e Ata de Inauguração, publicada em 1881.

Veja também: Novo museu dedicado a obra de Alfons Mucha é inaugurado em Praga

O processo de digitalização dos livros raros e dos livros publicados pela BIBLIEx tem previsão de término em julho de 2026. Após está fase, será realizada a digitalização de todo o acervo existente, sem prazo para conclusão.

O ScanRobot utilizado na BIBLIEx é a sexta unidade do modelo instalada no Brasil. Esse equipamento também é utilizado em instituições renomadas ao redor do mundo, como a Biblioteca do Estado da Bavária, a Biblioteca Nacional da Noruega, a Biblioteca da Academia de Ciências da Polônia, a Biblioteca Nacional da Eslováquia e o Centro de Digitalização de Regensburg, além de estar presente em mais de 40 países.

Foto: Fantom_rd/Depositphotos.com

Sair da versão mobile