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Festa da Penha 2025 lança identidade visual com arte de Amanda Lobos

Amanda Lobos assina nova identidade visual da Festa da Penha 2025 Amanda Lobos assina nova identidade visual da Festa da Penha 2025
Arte criada pela artista capixaba Amanda Lobos para a Festa da Penha 2025 (Ampla Comunicação/Divulgação)

A Festa da Penha 2025, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Espírito Santo, ganhou uma nova identidade visual que encantou os fiéis e deu um toque contemporâneo à tradição centenária. Realizada entre os dias 20 e 28 de abril no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), a festa reuniu milhares de devotos e contou com uma campanha visual assinada pela agência Ampla, com patrocínio da Vale.

Sob o conceito “Caminhar Juntos é o que Fortalece Nossa Tradição”, a proposta da campanha foi valorizar a força coletiva das romarias, exaltando o papel das pessoas que fazem a festa acontecer. Para isso, a ilustração central da comunicação foi criada pela artista capixaba Amanda Lobos, nascida e criada em Vila Velha, conhecida por seu estilo repleto de texturas e elementos da cultura popular.

A arte de Amanda foi um dos grandes destaques da edição, especialmente pela projeção feita na fachada da Igreja do Rosário, em Vila Velha, que emocionou o público com sua beleza simbólica. Confira:

A artista revelou que sua inspiração partiu de uma memória afetiva: uma fotografia tirada por seu pai durante a Festa da Penha de 1982, quando fogos de artifício ainda faziam parte da celebração. A imagem serviu como base para um dos elementos mais marcantes da ilustração – um céu estrelado que representa a emoção e a magia da festa vista pelos olhos de uma criança.

A cultura popular do nosso Estado é muito estampada, florida e rica em elementos. Meu estilo também traz isso – e essa riqueza visual está nas romarias”, afirmou Amanda. Segundo ela, o maior desafio foi condensar, em uma única imagem, toda a simbologia da festa, as paisagens por onde ela passa e, principalmente, as pessoas que a formam. Sua composição retrata personagens como remadores, mulheres, pessoas com deficiência e conquistadores da fé, reforçando a diversidade dos que participam da celebração.

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A campanha visual criada pela Ampla foi aplicada em diversos formatos de mídia out-of-home, incluindo outdoors, painéis de LED, bancas de jornal e abrigos digitais, estrategicamente distribuídos por Vitória e Vila Velha – cidades que fazem parte dos trajetos das romarias. A proposta foi garantir ampla visibilidade e presença da arte nos caminhos percorridos pelos fiéis.

“Procuramos criar uma campanha visualmente potente e emocionalmente conectada com os capixabas, reforçando a importância da tradição e do pertencimento, assim como de uma visão contemporânea sobre as manifestações culturais.”, conclui Paty Gasparini, analista de Negócios da Ampla-ES.

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