A Festa da Penha 2025, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Espírito Santo, ganhou uma nova identidade visual que encantou os fiéis e deu um toque contemporâneo à tradição centenária. Realizada entre os dias 20 e 28 de abril no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), a festa reuniu milhares de devotos e contou com uma campanha visual assinada pela agência Ampla, com patrocínio da Vale.
Sob o conceito “Caminhar Juntos é o que Fortalece Nossa Tradição”, a proposta da campanha foi valorizar a força coletiva das romarias, exaltando o papel das pessoas que fazem a festa acontecer. Para isso, a ilustração central da comunicação foi criada pela artista capixaba Amanda Lobos, nascida e criada em Vila Velha, conhecida por seu estilo repleto de texturas e elementos da cultura popular.
A arte de Amanda foi um dos grandes destaques da edição, especialmente pela projeção feita na fachada da Igreja do Rosário, em Vila Velha, que emocionou o público com sua beleza simbólica. Confira:
A artista revelou que sua inspiração partiu de uma memória afetiva: uma fotografia tirada por seu pai durante a Festa da Penha de 1982, quando fogos de artifício ainda faziam parte da celebração. A imagem serviu como base para um dos elementos mais marcantes da ilustração – um céu estrelado que representa a emoção e a magia da festa vista pelos olhos de uma criança.
“A cultura popular do nosso Estado é muito estampada, florida e rica em elementos. Meu estilo também traz isso – e essa riqueza visual está nas romarias”, afirmou Amanda. Segundo ela, o maior desafio foi condensar, em uma única imagem, toda a simbologia da festa, as paisagens por onde ela passa e, principalmente, as pessoas que a formam. Sua composição retrata personagens como remadores, mulheres, pessoas com deficiência e conquistadores da fé, reforçando a diversidade dos que participam da celebração.
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A campanha visual criada pela Ampla foi aplicada em diversos formatos de mídia out-of-home, incluindo outdoors, painéis de LED, bancas de jornal e abrigos digitais, estrategicamente distribuídos por Vitória e Vila Velha – cidades que fazem parte dos trajetos das romarias. A proposta foi garantir ampla visibilidade e presença da arte nos caminhos percorridos pelos fiéis.
“Procuramos criar uma campanha visualmente potente e emocionalmente conectada com os capixabas, reforçando a importância da tradição e do pertencimento, assim como de uma visão contemporânea sobre as manifestações culturais.”, conclui Paty Gasparini, analista de Negócios da Ampla-ES.