INSPI

Fãs de Taylor Swift lotam museu para ver pintura após referência em clipe

Taylor Swift em cena de abertura do clipe "The Fate of Ophelia" (2025) - Fonte: YouTube (Reprodução)

Museu Wiesbaden, em Hesse na Alemanha, vive dias de intensa movimentação desde que fãs de Taylor Swift descobriram uma possível conexão entre uma pintura de seu acervo e o novo clipe da cantora. A obra de arte em questão, criada pelo artista Friedrich Heyser por volta de 1900, parece ter inspirado a cena de abertura do vídeo The Fate of Ophelia, lançado no início de outubro como parte do álbum The Life of a Showgirl.

No clipe, Taylor interpreta a trágica personagem de Shakespeare, e a semelhança com a Ophelia de Heyser chamou a atenção dos espectadores. Confira:

O vídeo, que ultrapassou 27 milhões de visualizações nos primeiros três dias, fez o museu se tornar um novo point para os chamados “Swifties”. Segundo a administração, cerca de 500 pessoas visitaram o local no último fim de semana exclusivamente para ver a pintura. A equipe ficou surpresa com a repercussão, que começou quando fãs notaram a semelhança entre a obra e a estética do clipe.

Embora o museu não tenha tido sucesso até agora em suas tentativas de contato com a equipe da cantora, não demorou muito para que as fãs fizessem a conexão, conforme a notícia se espalhou nas redes sociais. O fluxo de visitantes aumentou muito, especialmente entre adolescentes e jovens mulheres, que posam para fotos diante da tela.

Acima, frame do clipe The Fate of Ophelia, lançado no início de outubro (Youtube/Reprodução) e logo abaixo, a pintura Ophelia, de Friedrich Heyser, datada de 1.900 (Reprodução) – Fonte: AcervoCharts

O museu, que está completando 200 anos de existência em 2025, estava acostumado a receber visitantes interessados em artistas como Alphons Mucha e Hector Guimard, mas nunca havia vivenciado algo semelhante em torno de uma única pintura.

Segundo a administração, embora o fenômeno tenha sido inesperado, o comportamento dos fãs tem sido respeitoso e tranquilo. O museu considera o episódio uma oportunidade única para aproximar o público jovem das artes visuais, já que o interesse surgiu a partir de uma referência pop.

“É realmente maravilhoso para nós que, de repente, todo mundo esteja falando sobre arte também, graças a uma estrela global como Taylor Swift. É uma loucura.”, disse a porta-voz do museu, Susanne Hirschmann ao The Guardian.

O sucesso do clipe também despertou curiosidade sobre como a imagem chegou até a cantora. Alguns especulam que a artista possa ter conhecido a pintura pessoalmente durante sua passagem pela Alemanha em julho de 2024, quando realizou três apresentações da turnê Eras, mas caso isso seja verdade, dificilmente a estrela pop teria passado desapercebida.

Aproveitando o hype do momento, o Museu Wiesbaden anunciou um evento especial chamado Recepção Ophelia, marcado para 2 de novembro. A programação incluirá uma visita guiada dedicada à história da pintura de Heyser, à personagem criada por Shakespeare e à forma como essa figura literária foi reinterpretada na música de Taylor Swift.

Fonte: The Guardian

Sair da versão mobile