Mantendo a tradição dos últimos nove anos, a Shutterstock acaba de divulgar a nova edição do seu Relatório Anual de Tendências Criativas, identificando e mostrando tendências globais e locais que influenciarão a estética do design e a cultura visual no ano de 2020.
Segundo a empresa de pesquisas eMarketer, o consumo diário de vídeos aumentou em 11% entre os usuários (2018), tornando-se a atividade de mídia digital que mais cresce no mundo. O consumo crescente de mídia visual desafia as marcas a acompanhar o compartilhamento de conteúdo atraente que engaje o público-alvo. Este relatório fornece informações baseadas em dados para marcas, profissionais de marketing e criativos, a fim de manter seu conteúdo atualizado e relevante e obter um melhor desempenho para suas campanhas de marketing.
As três principais tendências criativas para 2020 incluem:
● Os loucos anos 2020 – um século após a década de 1920, o visual que definiu uma era está de volta e no centro das atenções em todo o mundo. As pesquisas por “padrão dourado” aumentaram 4223% em relação ao ano anterior e “década de 20 retro” teve um aumento de 189% em relação ao ano anterior.
● Ocultura – crenças alternativas e crenças milenares estão encantando a geração Y, geração Z e geração alfa, mostrando um interesse renovado nos principais canais e nas redes de mídia social em particular. Os clientes estão pesquisando palavras-chave como “mágica” e “espiritual”, um aumento impressionante de 525% e 289%, respectivamente, no ano passado.
● Flores poderosas – esqueça arranjos elegantes e displays delicados. Os visuais florais de amanhã são grandes, brilhantes e em plena floração. O aumento de 141% nas pesquisas por “paisagem de flores” e 136% de aumento em “flor” tornam essa uma tendência vívida para o próximo ano.
Além das três principais tendências, o relatório apresenta os favoritos locais em 25 países ao redor do mundo, bem como cinco tendências em ascensão que prometem ganhar força em 2020. No Brasil, a cultura pop dominará as referências criativas neste ano, com a ascensão do pop retrô.
As tendências em ascensão variam de pilares de design, como “minimalismo em preto” e artes tradicionais, incluindo “Pintura chinesa” para fotografias elegantes e visuais modernizados, como “vida na natureza” e fotografia esportiva.
O relatório anual analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses a partir de bilhões de pesquisas de clientes em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar. À medida que os temas surgem, o painel determina as tendências que eles esperam comandar projetos criativos em 2020.
Confira o infográfico com o relatório completo de tendências criativas para 2020.