Existem diversas plataformas disponíveis para quem produz conteúdo usando vídeos online. Listas com nomes de influenciadores digitais já foram publicadas diversas vezes em diferentes sites. Mas, muito além de usar o Instagram para postar vídeos curtos, os influenciadores também usam plataformas dedicadas única e exclusivamente aos vídeos, como é o caso do YouTube e Vimeo.
As duas plataformas são competidoras quando o assunto é host de vídeos online. Seja para fins de marketing de influência, ou com o simples objetivo de usar uma plataforma para publicar seus vídeos e compartilhar com os seus amigos, tanto YouTube quanto Vimeo costumam ser as opções procuradas pelos produtores de conteúdo.
Mas em uma comparação entre YouTube e Vimeo, qual é a melhor? Foram analisados alguns diferenciais de cada plataforma para que você descubra qual delas é a ideal para o seu objetivo. Confira a análise completa a seguir.
Modelos são diferentes
Para quem cria conteúdo, o YouTube é uma plataforma totalmente gratuita. A plataforma criada pela Google conta com planos pagos somente para quem assiste aos vídeos. A ideia do YouTube é simplesmente permitir que os criadores possam gerar conteúdo para a plataforma sem precisar pagar por isso.
No caso de quem assiste, é possível pagar para não ver propagandas. A versão do YouTube Premium custava R$20,90 por mês em abril de 2022. Além disso, a empresa contava com um período de testes grátis de 1 mês. A ideia era permitir que você testasse a plataforma no modo pago e, caso gostasse, usasse ela para o seu dia a dia assinando a versão mensal.
Para quem pretende usar o Vimeo para criar conteúdo, é preciso ter em mente que ele tem sim um plano grátis. Entretanto, o plano grátis do Vimeo é o Vimeo Basic. Nele, você pode:
- Carregar até 500MB por semana, considerando o limite de até 5GB por conta
- Ter acesso às estatísticas básicas dos seus vídeos
- Baixar vídeos do Vimeo
Porém, há alguns limites para o Vimeo Basic, como até 10 vídeos carregados por dia. Por isso, a Vimeo oferece outros planos pagos, como o Plus, Pro, Business e o Premium.
A ideia do Vimeo é cobrar do criador de conteúdo, não de quem assiste o vídeo. Como a plataforma não tem propagandas, não há planos Premium para quem assiste, ao contrário do YouTube. Além disso, o YouTube tem limites para carregamento de vídeos que podem ser expandidos caso você esteja no modo padrão (Standard) e faça um upgrade para o modo intermediário (Intermediate), por exemplo.
Relatórios gratuitos do YouTube são mais avançados
Um elemento importante para qualquer influenciador digital é escolher uma plataforma que tenha bons relatórios para analisar as suas campanhas de marketing online. De modo geral, o YouTube é superior ao Vimeo nesse quesito. Afinal, dentro do YouTube Analytics é possível encontrar diferentes estatísticas como, por exemplo:
- Número total de visualizações do canal em diferentes períodos
- Tempo que a audiência viu cada vídeo
- O alcance, impressões, cliques, visitantes únicos, entre outros dados
- Idade, localização e engajamento
Esses são apenas alguns exemplos do relatório de analytics do YouTube. No caso do Vimeo, o relatório é um pouco mais limitado para o plano Basic.
O Vimeo disponibiliza mais dados para os seus clientes caso eles façam um upgrade da conta. Porém, comparando as duas versões gratuitas, o YouTube é superior em termos de relatórios de desempenho.
Vimeo oferece menos distrações para quem assiste
Uma das principais críticas por parte de quem produz conteúdo no YouTube é o fato dessa plataforma ter muitas distrações para os seus usuários. Afinal, quando você está assistindo a um vídeo no YouTube, aparecem diversas recomendações no canto direito da tela, bem como outros vídeos ao final do vídeo que você assiste.
Isso, por sua vez, tende a fazer com que a pessoa que está assistindo clique em outro vídeo, deixando de assistir vídeos do seu canal, por exemplo. No caso do Vimeo, esse “spam” de sugestões não acontece. Pois, ao abrir um vídeo, a pessoa que está assistindo fica vendo somente o vídeo que ela assistiu. Somente se a pessoa rolar a tela para baixo é que ela poderá ver outros vídeos sugeridos.
YouTube é melhor do que Vimeo
Seja para quem produz conteúdo no Instagram e quer mudar para uma plataforma de vídeo, ou para quem está começando, é inegável que o YouTube oferece mais vantagens gratuitas. Além disso, essa plataforma tem muito mais tráfego do que o Vimeo. Entretanto, a versão paga do Vimeo, e o fato dessa plataforma não ter propagandas, bem como diversos vídeos ocupando a tela do usuário, é um ótimo diferencial. Independentemente da plataforma que você escolher, ambas são confiáveis e oferecem muita qualidade em seus streamings tanto para computadores quanto celulares.
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