Modo escuro Modo claro

Cães abandonados inspiram cores de tinta em campanha de incentivo à adoção

Divulgação/Capim.AG

Uma campanha criada no Paraná transformou cães abandonados em cores de tinta para chamar a atenção para a adoção responsável e o combate ao abandono animal, problema que se agrava no fim do ano. Desenvolvida pela agência Capim.ag para a rede de lojas Foz Tintas, a ação Pet Colors se conecta ao chamado “dezembro verde”, movimento que busca dar visibilidade ao aumento expressivo do abandono de animais durante as férias e festas de fim de ano.

A campanha consiste em um catálogo especial de tintas inspirado nas cores de 16 cães sem raça definida, selecionados em parceria com protetores independentes e organizações de proteção animal da região oeste do Paraná.

Cada tonalidade do catálogo leva o nome de um dos cães participantes, que também estão disponíveis para adoção. A proposta surgiu a partir da constatação de que, embora o vira-lata caramelo represente cerca de 30% dos cães disponíveis para adoção no país, existe uma enorme diversidade de pelagens e cores que muitas vezes passam despercebidas.

Divulgação/Capim.AG

Segundo a agência, a ideia nasceu a partir do briefing de comemoração dos 40 anos da rede de lojas. A proposta foi unir a data a uma ação concreta de impacto social, alinhada aos valores da empresa. O catálogo Pet Colors é comemorativo e foi pensado para gerar empatia, ampliar a visibilidade da causa animal e, ao mesmo tempo, contribuir financeiramente com protetores que enfrentam superlotação e dificuldades econômicas, especialmente nesse período do ano.

Dados apontam que cerca de 170 mil animais vivem atualmente sob os cuidados de protetores no Brasil. Mesmo assim, fatores como a cor da pelagem ainda influenciam diretamente a escolha de quem adota. Cães pretos e caramelos, por exemplo, costumam ser os menos escolhidos. Por isso, a curadoria dos animais buscou contemplar a maior variedade possível de cores e tipos de pelo, colocando esses cães como protagonistas da campanha.

Leia também: Artista realiza a primeira exposição de arte para cães do mundo

Os pets selecionados passaram por um dia especial, com banho, cuidados e sessão de fotos em estúdio. Parte da venda das tintas do catálogo, um real por litro comercializado, será revertida para as ONGs e protetores participantes, valor que também será doado em forma de tintas e materiais. A campanha ainda permite a personalização de cores inspiradas no próprio animal de estimação do cliente, a partir do envio de uma foto.

Além da conscientização, a iniciativa reforça que o abandono de animais é crime previsto em lei, com penas que incluem reclusão, multa e perda da guarda.

< Anterior

Unisa libera acesso gratuito a mais de 400 cursos livres de férias

Próximo >

Suvinil apresenta cores do ano 2026 inspiradas na cultura do boteco