Se você sempre teve curiosidade sobre aqueles flocos de neve que aparecem em cartões de natal ou nas propagandas da Coca-Cola, com certeza vai gostar deste vídeo.
Com a intenção de revelar quão incríveis são esses cristais de gelo bem de pertinho, o cineasta Vyacheslav Ivanov produziu um vídeo em slowmotion, com a ajuda de um microscópio, mostrando como é o impressionante processo de formação de um floco de neve.
Veja o vídeo:
O cristal de gelo em floco de neve deve sua simetria rotacional às ligações de hidrogênio nas moléculas de água. Como a água congela, as moléculas de água ligadas a outras moléculas de água cristalizam-se em uma estrutura hexagonal, onde cada ponto do hexágono é um átomo de oxigênio e cada lado do hexágono é um átomo de hidrogênio ligado a um átomo de oxigênio.
Como o congelamento continua a se expandir, mais moléculas de água são adicionados a esta estrutura microscópica de seis lados, fazendo-a se desenvolver para a estrutura fractal macroscópica que conhecemos como flocos de neve.
Via TIC