Fontes originais, cores chapadas e que vibram, ícones com novo visual e uma sensação de profundidade nas diferentes camadas, o Material Design traz a sensação de movimento, uma nova forma de interagir com o usuário.
Foi criado pela Google para unificar o visual de plataformas, como o Android , aplicativos do Chrome OS e páginas da web.
No vídeo a seguir, designers explicam o que é esta nova linguagem.
Aplicação em logo
Este novo estilo de design está sendo introduzido na criação de logotipos paulatinamente, assim como foi (e ainda é), o Flat Design. A introdução pode ser por novas formas, sombras, camadas e, principalmente, fazendo com que o público veja um referencial no desenho, encontre o objetivo. Essa transição de estilos não será assimilada facilmente e algumas “marcas” estão optando por criar novos elementos, utilizando o Material Design, e adicionando ao seu logo. Elementos como ícones que serão usados em aplicativos e redes sociais.
Crédito: Google
Neutro, mas vibrante
Creio que o futuro desta linguagem será fazer com que a identidade visual apresente um objetivo em várias formas. A aplicação de cores será baseada na neutralidade (com algumas exceções), mas ao mesmo tempo utilizando tonalidades que façam vibrar e pulsar a arte final.
Crédito: Google
Nesta página, disponibilizada pela Google, você pode compreender melhor como funciona o Material Design.