Material Design – Uma nova forma de interagir

Material Design – Uma nova forma de interagir

Fontes originais, cores chapadas e que vibram, ícones com novo visual e uma sensação de profundidade nas diferentes camadas, o Material Design traz a sensação de movimento, uma nova forma de interagir com o usuário.

Foi criado pela Google para unificar o visual de plataformas, como o Android , aplicativos do Chrome OS e páginas da web.

No vídeo a seguir, designers explicam o que é esta nova linguagem.

Aplicação em logo

Este novo estilo de design está sendo introduzido na criação de logotipos paulatinamente, assim como foi (e ainda é), o Flat Design. A introdução pode ser por novas formas, sombras, camadas e, principalmente, fazendo com que o público veja um referencial no desenho, encontre o objetivo. Essa transição de estilos não será assimilada facilmente e algumas “marcas” estão optando por criar novos elementos, utilizando o Material Design, e adicionando ao seu logo.  Elementos como ícones que serão usados em aplicativos e redes sociais.

materialdesign_principles_metaphor

Crédito: Google

Neutro, mas vibrante

Creio que o futuro desta linguagem será fazer com que a identidade visual apresente um objetivo em várias formas. A aplicação de cores será baseada na neutralidade (com algumas exceções), mas ao mesmo tempo utilizando tonalidades que façam vibrar e pulsar a arte final.

materialdesign_principles_motion

Crédito: Google

Nesta página, disponibilizada pela Google,  você pode compreender melhor como funciona o Material Design.

Designer Gráfico - CEO do blog www.ejotadesign.com.br - Colaborador da Opa Comunicação - @opacomunicacao - Facebook/opacomunica