11 estilos que influenciarão o Design e a Produção Visual em 2018

A Shutterstock acaba de divulgar o Relatório de Tendências Criativas de 2018. As principais tendências identificadas neste relatório vão da Fantasia ao Novo Minimalismo e são determinadas pela análise de bilhões de buscas feitas por clientes no banco de imagens, incluindo profissionais de publicidade, cinema e mídia. Os dados recolhidos no ano passado em imagens, vídeos e música ajudaram a determinar as ideias e conceitos que consideramos influenciar a direção criativa e estética em 2018.

O relatório prevê as principais tendências que dominarão a cultura popular, bem como as tendências emergentes que irão surgir no cenário do design este ano, como “holográfico” e “luxo natural”. O Relatório Anual de Tendências Criativas apresenta uma nova forma este ano, com dados fortes apontando para algumas tendências distintas e identificando grandes aumentos em temas específicos, além de apresentar 20 tendências específicas por país. Uma equipe de cientistas de dados, profissionais criativos e revisores de conteúdo interpretaram as oscilações anuais em 2017 para compilar uma lista coesa de 11 estilos que permearão o design em 2018.

Abaixo estão as principais tendências para 2018 a partir do relatório:

  • Fantasia: De animais míticos a paisagens, símbolos e estilos místicos e fantásticos nos ajudam a entrar em outro mundo. As pesquisas estão aumentando para personagens de fantasia já reconhecidos – o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” cresceu 145% em relação ao ano anterior. A música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, enquanto os profissionais de marketing e criativos procuram adicionar um pouco do sobrenatural ao nosso cotidiano.
  • Novo Minimalismo: o minimalismo está evoluindo de suas raízes modestas para um visual adequado para os tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas nítidas e limpas, com cores arrojadas e vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte consistentemente popular. Enquanto as buscas por “linha contínua” aumentaram 432% em relação ao ano anterior, um novo componente no minimalismo, “círculo de néon”, foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.
  • Espaço: a ficção científica continua a triunfar na bilheteria e o mundo criativo está tomando nota, com ênfase no espaço. As pesquisas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros aumentou 671%, enquanto a popularidade do som inconfundível de sintetizador de ficção científica aumentou 494% em relação ao ano anterior.

Confira o infográfico:

 

Share

Designer gráfico, músico e fundador do INSPI. Sempre em busca de evolução criativa. De Curitiba para o mundo!

2 Comments

  1. André Lelis Reply

    Embora não seja designer, achei o artigo bem interessante. Bem bacana o efeito holográfico. O fato de eu curtir filmes espaciais e de ficção científica talvez justifica a preferência. Gostei do blog. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.