Marca dinamarquesa lança guitarras inspiradas em carros antigos

A paixão por carros antigos não é novidade em nenhum lugar do mundo. O design arredondado e os estilos rebuscados dos automóveis clássicos encantam e movimentam fãs por todo o planeta, ajudando assim a conservar modelos que já deixaram de ser fabricados há muitos anos pelas montadoras.

A empresa dinamarquesa Baum Guitars, do luthier Morten Bau, resolveu contar a história de uma maneira diferente e transformar essa paixão automobilística em música, criando uma série de guitarras elétricas fabricadas manualmente, inspiradas em carros antigos como o Shelby 427 Cobra, o Ferrari 250 GT , o Cadillac Eldorado e muitos outros.

Demonstração do processo de inspiração e criação

“Nós nos esforçamos para criar guitarras exclusivas e é por isso que passamos incontáveis horas projetando e desenvolvendo cada guitarra de forma artesanal.” – afirma Bau no site da empresa, que também produz seus próprios captadores. Cada instrumento é único e leva em torno de 30 a 50 horas para ser confeccionada.

Todas as peças lançadas pela marca são publicadas em sua conta no Instagram, juntamente com uma foto do carro que inspirou a criação do instrumento. Nem todas as guitarras Baum são visualmente inspiradas em carros, mas tentam aproveitar a vibe. Eu sempre encontrei inspiração nos designs dos anos 60. As roupas, os móveis e sim, os carros daquela época têm uma vibração especial que eu gosto muito. Portanto, era óbvio projetar minhas guitarras inspirado nessas raízes – especialmente os carros.” – disse Bau em entrevista exclusiva ao Inspi.

Confira alguns modelos:

1953 Buick Skylark
Modelo inspirado na Ferrari 250 GT
Ford Mustang Shelby GT350 1967
1958 Chevrolet Corvette LS2
Corvette LS6 1971

“Demora cerca de 30 a 50 horas para construir uma guitarra. O processo de design é muito mais longo, porque eu amo projetar, e sou um pouco perfeccionista. Algumas ideias ficam na minha cabeça durante meses, até que eu fique satisfeito com os rascunhos. Outros surgem na minha cabeça quando acordo e consigo terminar no mesmo dia. Eu crio guitarras (na minha cabeça) o tempo todo, mas apenas algumas delas chegam à linha de produção.

Eu desenho todas as minhas ideias de design no Illustrator, depois sigo trabalhando nos rascunhos técnicos. Costumo reorganizar algumas coisas nesta etapa antes de construir o protótipo. O protótipo físico também pode sofrer algumas alterações. Costumamos enviar nossos protótipos para músicos profissionais testarem, porque eles sabem como avaliar essas guitarras. Então, é muito difícil dizer quanto tempo nós colocamos em cada guitarra. A resposta mais precisa deve ser: até que estejamos satisfeitos.” – nos conta Bau sobre o processo de criação.

Os preços das guitarras Baum variam entre $ 3.649,00 e $ 5.531,00 em média, podendo mudar de acordo com os acessórios que o cliente pedir.

Buick Skylark GS 400
1962 Jaguar E-type 3.8 OTS
1967 Shelby 427 Cobra
Cadillac Eldorado Biarritz 1960
Ford Thunderbird 1957

Você pode acompanhar os lançamentos e novidades no Instagram da marca.

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.