Há muitas razões pelas quais os profissionais de marketing geralmente ignoram a consistência do conteúdo criado para suas campanhas. Desde a falta de recursos até a pressão para criar conteúdo diferenciado e a quantidade de canais para gerenciar.
A consistência é um detalhe essencial para ajudar o público a se lembrar de uma marca. Porém, no cenário digital saturado que temos hoje, onde os profissionais de marketing são responsáveis por produzir e gerenciar conteúdo para mais e mais plataformas, o desafio passa a ser ainda maior.
Para te ajudar a construir um conteúdo mais consistente nas mídias digitais, a Shutterstock elencou dicas básicas e infalíveis para garantir uma linearidade de marca em todos os canais. Confira e anote:
No seu site:
- Propriedades do site e páginas prioritárias: Se você não souber quais são as suas páginas mais importantes no seu site, consulte a barra de navegação ou analise o tráfego do site. Essas páginas provavelmente representam uma quantidade substancial de seu tráfego. Portanto, dê a eles mais atenção ao verificar se seus recursos visuais têm uma marca consistente por toda parte.
- Acima da dobra: A taxa média de rejeição de sites é de cerca de quinze segundos. Portanto, os profissionais de marketing não têm muito tempo para impressionar os visitantes. E sabendo que a maioria dos seus espectadores entra e sai rapidamente no seu site, você pode deve ter uma marca eficaz na parte acima da dobra.
- Páginas de Recursos: Embora todos gostemos de acreditar que nossas marcas sejam fortes o suficiente para direcionar tráfego orgânico constante para as páginas do site em que vendemos, é mais provável que táticas como SEO, SEM, blog, exibição e mídia paga contribuam mais para o tráfego. Além disso, a internet prefere ser ensinada ou entretida por algo vs. entrar diretamente em uma venda difícil. Portanto, é provável que o melhor conteúdo que você tenha para direcionar o tráfego esteja em uma página de recursos, em um blog ou algo semelhante. É lógico que, como principal colaborador do tráfego, o conteúdo dessas páginas precisa de um uso consistente de recursos visuais para ajudar os visitantes a lembrarem-se do provedor do conteúdo para quando for a hora de tomar uma decisão de compra.
No Instagram:
- As Primeiras Nove Fotos: É importante manter todo o conteúdo do Instagram alinhado visualmente à sua marca. Uma das primeiras coisas que um seguidor em potencial verá é a composição de nove quadrados do seu perfil. É melhor ter um plano visual para manter tudo consistente aqui, pois é uma parte frequentemente esquecida da sua presença visual.
- Nome e Link: Lembre-se do nome do perfil que você escolher e da estratégia que você escolher para o link do seu perfil. Você deseja que seu nome corresponda à sua marca e represente exatamente quem você é ou o mais próximo possível do que está disponível. Certifique-se de que seu link esteja claro para onde levará seus seguidores. Também tenha cuidado ao apoiar uma estratégia em que você planeja alterar frequentemente o link do seu perfil com base no conteúdo do dia que você publica. Isso pode ser útil, mas também difícil de gerenciar, dependendo dos seus recursos.
- Descrição bio: Ao procurar adicionar mais consistência à sua descrição biográfica, mantenha-a simples, curta, impactante e objetiva. Você deseja usar esse espaço para informar seu público-alvo sobre o que é sua marca e conteúdo. Lembre-se de que a consistência das mensagens pode ser tão importante quanto os elementos visuais. Menos é mais aqui, pois você deseja atrair a atenção de possíveis seguidores rapidamente.
No seu Facebook
- Foto de perfil: É melhor manter a imagem consistente com os outros canais sociais que você possui, embora seja importante estar ciente das diferentes necessidades dimensionais e de design que cada foto de perfil ou cabeçalho pode ter.
- Fotos marcadas: Incentive seu público-alvo a marcar você em seu conteúdo relevante quando eles usarem seus produtos ou mencionarem sua empresa. Envolva-os e lembre-se de pedir que eles o etiquetem. Mas não se esqueça de monitorar o que está marcado para não haver surpresas quando uma experiência ruim da marca for marcada.
- Postagens fixadas: Use suas postagens fixadas como forma de chamar a atenção para o seu conteúdo mais valioso. Essa é uma ótima maneira de desenvolver uma primeira impressão impactante. Escolha esses itens com sabedoria e verifique se eles são os principais participantes da sua estratégia de conteúdo do Facebook. Você pode destacar anúncios importantes, eventos ou qualquer outro conteúdo que queira destacar.
No YouTube
- Miniaturas de vídeo: Uma das primeiras coisas que um potencial assinante verá são as miniaturas e descrições dos seus vídeos. É essencial dedicar tempo e esforço para marcá-los de forma consistente, para que seu canal pareça coeso. Não apenas isso, mas seu vídeo também pode aparecer fora do canal em que você vive, então você quer dar aos espectadores uma experiência de marca, independentemente de onde um vídeo seja compartilhado. Por fim, verifique se suas descrições atraem a atenção dos espectadores rapidamente e incentive-os a clicar e visualizar.
- Frames de introdução e outros: pense nos seus frames de vídeo e como eles são aplicados ao conteúdo do seu YouTube. Essas são introduções curtas ou com marca ou outros que você pode adicionar aos seus vídeos. Muitas vezes, eles assumem a forma de um logotipo animado. Você pode usá-las como outra maneira de proporcionar a seus espectadores uma experiência memorável e com marca no início e no final do conteúdo do vídeo, para que sejam constantemente lembrados de quem é o criador e o editor / proprietário do conteúdo.
- Ordem e Variedade de Conteúdo: veja a ordem do conteúdo na sua página de perfil. Esse deve ser um mapa para atrair seu público-alvo para o seu conteúdo. É importante colocar o seu conteúdo mais valioso em primeiro lugar. Por fim, considere o conteúdo real dos seus vídeos e séries do YouTube. Certifique-se de fornecer a seus espectadores uma mistura de conteúdo em vídeo educacional, promocional e divertido. E seja estratégico com o mix que você coloca no seu perfil.
Na sua loja virtual
- Fotografias e descrições dos produtos: um elemento importante da consistência visual em seu site de comércio eletrônico são as capturas e descrições dos produtos. Embora essas duas partes sejam técnicas da experiência de compra, elas devem ser consistentes com sua marca visual e sua voz. Ao pensar na consistência das fotos do seu produto, observe também as informações de rotulagem. Isso também deve estar alinhado com a voz da sua marca. Rotulagem e descrições devem ser um equilíbrio entre cópia informativa e criativa. Use isso como outra oportunidade para compartilhar a personalidade da sua marca.
- Vídeos instrutivos ou de instruções: Outro elemento do seu e-commerce que deve ser consistente com a sua marca são os vídeos de instruções. Se você ainda não possui, elas são uma ótima oportunidade para educar seu público-alvo e expressar quem é sua marca.
- Experiências de Serviço: passando para as experiências de conteúdo menores e muitas vezes negligenciadas no comércio eletrônico, existem coisas como confirmações de pedidos, ferramentas de bate-papo de atendimento ao cliente e atualizações de status de entrega. Embora tudo isso possa parecer um tanto trivial ou mecânico, na verdade, são pequenas oportunidades para adicionar um toque exclusivo da marca à experiência de compra do seu cliente. No final, vale a pena o esforço.