Que mensagem sua roupa transmite para o mundo?

Você já parou para pensar que nossas roupas são uma forma de nos comunicarmos com o mundo? Autores defendem que as roupas possuem três finalidades: enfeite, pudor e proteção, sendo a finalidade de enfeite a principal. Essa teoria faz sentido, pois segundo fatos, a raça humana provavelmente teve sua origem nas regiões mais quentes da terra, por isso, naquela época as roupas não eram essenciais. Continue a leitura para entender melhor sobre as roupas e sua real finalidade. 

As roupas comunicam

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais. Por exemplo, se você é fã de uma banda, com certeza comprará uma camiseta com o nome dela. Além disso, as cores podem dizer muito. O branco transmite que você é uma pessoa calma e esclarecida, além de poder de liderança.

As roupas têm poder

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, as roupas podem mudar a forma como nos sentimos, nos vemos e nos comportamos, isso acontece tanto pelo significado simbólico das roupas quanto pela experiência física ao usá-las. O estudo ainda mostrou que voluntários vestidos com um jaleco branco, peça de roupa associada à inteligência e proteção, demonstraram melhor desempenho em diversos testes. Isso significa que as roupas afetaram diretamente o nível de confiança dos profissionais.

As roupas contam histórias

A nova produção da Netflix “Histórias para Vestir”, baseada no livro de Emily Spivack, mostra que podemos criar relações emocionais com as peças que vestimos e essas roupas podem ocupar espaços importantes na nossa vida.

A série documental apresenta uma sequência de relatos sobre pessoas e peças de roupas importantes, que lembram um momento divertido, um parente que se foi ou apenas que dão a força e a confiança necessárias. Cada personagem aparece acompanhado de uma peça de roupa e a história é contada a partir dela. Vale a pena assistir!

Agora que você sabe que as roupas são muito mais do que pedaços de pano, que tal tirar o pijama no home office ou colocar sua roupa preferida? Com certeza você deve ter uma.

Share