Encontrar uma oportunidade de emprego não requer somente um bom preparo do candidato. Afinal, até chegar à entrevista, existem outras etapas dentro de um processo seletivo. É aí que entra a importância de um bom currículo no mercado de trabalho.
Imagine que hoje, uma oportunidade de emprego é disputada por vários profissionais. Até que você esteja frente a frente com o recrutador, a única ponte entre você e o setor de RH é seu currículo. O documento irá mostrar inicialmente seu perfil profissional ao empregador.
Portanto, se você costuma escrever seus currículos de qualquer maneira, é melhor tirar um tempo e ler este conteúdo até o final. Assim, vai descobrir que seu CV merece muito mais atenção e pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso no mercado.
Qual a importância de um bom currículo?
Durante a seleção para uma vaga de emprego, você provavelmente não terá acesso ao recrutador, até que seja o momento de passar pela entrevista. Mas como chegar até lá sem conseguir contar quais são suas qualidades? Através do seu currículo.
Esse documento profissional irá mostrar suas habilidades, competências e qualificações profissionais durante o processo seletivo. Mas imagine que todos os outros candidatos também farão um CV. Então como se destacar no meio de tantos concorrentes?
É nessa hora que faz toda a diferença criar um bom currículo, bem estruturado e dentro do que a empresa busca de um profissional de destaque. Seu curriculum vitae atualizado e bem escrito chama a atenção do empregador para que queira te entrevistar.
Além disso, veja outros pontos que mostram a importância de um bom currículo no mercado de trabalho:
- Mostra suas habilidades e competências de forma eficaz;
- Traça um perfil adequado para a vaga de emprego;
- Atrai a atenção do recrutador através de resultados;
- Exalta sua aptidão para assumir o cargo com bom desempenho;
- Passa confiança e competência para uma contratação.
Por isso, é fundamental aprender como escrever um bom e original CV para suas candidaturas. Hoje, praticamente todas as empresas com boas vagas adotam métodos de seleção parecidos, o que torna necessária a adaptação do seu documento profissional para as novas maneiras de contratação.
O que é importante pôr no currículo?
Agora que você já sabe o quanto seu currículo é importante, com certeza parou e pensou melhor sobre o conteúdo e estrutura do documento. Nessa hora, pode surgir a dúvida: então, o que é realmente importante adicionar às seções do CV?
Para te ajudar a escrever o seu, separamos uma lista com os principais componentes que um bom currículo deve ter:
- Dados de contato: seu nome, telefone, endereço de e mail e redes sociais profissionais, como o Linkedin;
- Resumo profissional: Suas principais realizações competências e habilidades de destaque relevantes para a vaga;
- Experiências: outras atuações no segmento de trabalho (mesmo como autônomo, PJ, estágio ou voluntariado);
- Formação e qualificações: competências técnicas na área escolhida e nível de escolaridade;
- Habilidades: suas principais qualidades técnicas e comportamentais como profissional;
- Objetivos: quais cargos ou metas deseja alcançar dentro da empresa;
- Conhecimentos adicionais: idiomas que domina, conhecimentos em tecnologia e ferramentas específicas.
Esses são os componentes básicos do conteúdo de um bom currículo. Mas é importante também pensar nos detalhes: um bom design e aspecto visual fazem toda a diferença para chamar a atenção dos recrutadores no processo seletivo.
Como é feita a análise do currículo no mercado?
Como mencionamos, hoje uma vaga de emprego pode chegar a receber centenas de currículos de candidatos. Principalmente se for em empresas com maiores salários ou boas condições de trabalho e plano de carreira.
Portanto, a tecnologia e inteligência artificial surgiram como forma de tornar a análise dos currículos ainda mais dinâmica. Imagine um time de recrutadores lendo 200, 300 ou até 1000 currículos? Com certeza poderiam deixar passar grandes talentos para a empresa.
Por isso, hoje existem vários tipos de ferramentas que realizam a análise preliminar dos currículos. Assim, tornam muito mais fáceis os processos seletivos, entrevistando somente os profissionais que tenham as exigências mínimas para o cargo.
Algumas das mais utilizadas são o Applicant Tracking System (ATS) e GAIA, criando até mesmo questionários para avaliar as competências e perfil comportamental dos candidatos. Portanto, adequar seu CV para os modelos corretos fará toda a diferença nessa etapa.
O que é Applicant Tracking System (ATS) e como ele realiza a análise dos CVs?
A ferramenta Applicant Tracking System (ATS) é um software que realiza as triagens iniciais dos candidatos para a empresa. Ele filtra os participantes no processo seletivo de acordo com características ou competências determinadas pelo recrutador.
Por exemplo, imagine que uma vaga de engenheiro requer conhecimento de AutoCad. Então, o ATS cria um banco de dados somente com os profissionais que atendem esse requisito, desclassificando os outros no recrutamento. Veja algumas vantagens do ATS para o recrutamento das empresas:
- Diminui o tempo e recursos gastos com contratações erradas;
- Direcionam perfis específicos para a empresa;
- Aumentam a chance de boas contratações;
- Melhoram e agilizam os processos de seleção;
- Avaliam os candidatos de acordo com os requisitos do empregador;
- Possibilidade de criação de questionários e análise comportamental.
Então, é importante alinhar as informações do seu currículo com as exigências da empresa, já que a primeira parte da seleção não tem um “olhar humano” sobre o documento profissional. Somente depois dessa filtragem é que o empregador irá ler e analisar suas informações.
O que é preciso para fazer um bom currículo?
Depois de conhecer a estrutura e importância de um bom currículo para o mercado, é preciso entender que existem outros parâmetros fundamentais. Afinal, todos os detalhes tem sua função para mostrar um bom perfil de trabalho.
Por isso, confira mais algumas dicas do que é necessário para escrever um currículo de interesse dentro dos processos seletivos:
- Manter sempre a veracidade das informações (não invente ou aumente conteúdos para melhorar seu CV;
- Verificar seus contatos e dados pessoais para receber propostas de entrevistas;
- Escolher um bom layout;
- Inserir todos os requisitos que o anúncio da vaga exige dos candidatos;
- Selecionar vagas e oportunidades que estejam dentro de suas competências;
- Boa escrita e textos sem erros ortográficos.
Porém, para quem tem pouca experiência na produção de documentos profissionais e ainda não tem segurança para escrever, ainda há algumas opções. Na internet existem várias ferramentas que podem te ajudar a construir um currículo excelente para procurar emprego.
O que deve ser evitado no currículo?
Por fim, depois de aprender tudo isso, pode ser que você ainda cometa alguns erros comuns ao escrever seu CV. Então, para evitar a desclassificação, é fundamental entender também o que evitar ao fazer a redação de seus conteúdos:
- Adicionar pretensão salarial e condições para a contratação (a menos que seja uma exigência no anúncio da vaga;
- Poluição visual e acúmulo de textos que dificultem a leitura;
- Designs muito complexos ou de difícil compreensão;
- Erros de ortografia e gramática;
- Dados de contato incorretos ou que dificultem o acesso a você;
- Linguagem informal ou excessivamente formal;
- Incluir conteúdos sem relevância para a vaga.
Esses são alguns dos erros mais comuns para quem está começando a buscar um emprego e escrever currículos. No geral, a dica é sempre escrever um CV original para cada candidatura e praticar o máximo que puder para melhorar cada vez mais sua escrita e chances de contratação.