O que seu tempo de tela e rolo da câmera dizem sobre você?

O que seu tempo de tela e rolo da câmera dizem sobre você?

O que seu tempo de tela e rolo da câmera dizem sobre você?

Em uma sociedade que ficar offline se tornou muito difícil, alguns hábitos online podem esconder significados que você nunca parou para pensar. Sua galeria de fotos tem mais selfies ou fotos com amigos? Quanto tempo você passa olhando para uma tela? São algumas perguntas que devemos nos fazer para entender como a internet está afetando nosso dia a dia. Continue a leitura para entender melhor.

Capturas de tela ou fotos com amigos

Muito antes do nascimento dos smartphones, as primeiras fotos ou capturas de tela exigiam o uso de uma câmera para guardar aquele momento ou o que estava passando na televisão e no computador, algo muito diferente do que vivemos atualmente. A captura de tela traz uma curiosa semelhança com as selfies. A “selfie sem rosto”, como foi apelidada a captura de tela por alguns redatores, é uma forma de compartilhar o que acontece quando estamos sozinhos na internet.

Créditos: Grinvalds/Depositphotos.com

O rolo de câmera é como se fosse um recibo da nossa atenção, mostrando onde optamos por passar nossas horas do dia. Quando sua galeria está cheia de rastro de dados e imagens do seu próprio rosto, isso só quer dizer que sua vida online está se movendo mais rápido que a sua existência offline. As fotos são uma tentativa de parar o tempo e guardar experiências, quando há mais capturas de tela do que fotos do mundo offline ou com amigos, isso quer dizer que sua vida real merece mais atenção.

Seu tempo de tela não merece tanto a sua atenção

Os celulares possuem ferramentas que monitoram quanto tempo você fica online ou em um determinado aplicativo, pesquisas já comprovaram que crianças e adolescentes expostos ao uso excessivo e viciante de mídias digitais tinham maior probabilidade de apresentar problemas de saúde física e mental, porém, é difícil encontrar pesquisas que mostrem como o tempo de tela afeta os adultos. O desejo de limitar o tempo de tela se encaixa perfeitamente na tendência mais ampla de precisar quantificar e medir todos os aspectos de nossas vidas, desde o sono até as decisões tomadas, a verdade é que deixar de monitorar sua vida ou seu tempo de tela te liberta e te tira o sentimento de culpa digital. Tentar monitorar seu tempo de tela te dá uma falsa sensação que está no controle e todos nós sabemos que isso é praticamente impossível. Tente prestar menos atenção no seu tempo de tela e mais no que você faz durante ele.

Agora que você já sabe o que seu rolo de câmera e seu tempo de tela podem significar, esperamos que sua visão sobre esse mundo online e de redes sociais tenha sofrido alguma mudança.

Foto de Capa: Y-Boychenko/Depositphotos.com Fonte: Wired.com, Wired.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.