5 dicas para lidar com jobs urgentes

5 dicas para lidar com jobs urgentes

5 dicas para lidar com jobs urgentes

Se você é da área criativa ou já trabalhou em agência de publicidade, por exemplo, com certeza já passou por momento em que todos os jobs eram urgentes, mas se tudo é urgente, nada é urgente, não é mesmo? A seguir separamos cinco dicas para você se concentrar no que realmente importa e continuar fazendo um ótimo trabalho criativo.

Identifique a fonte de urgência

Você sente que está em um estado crônico de sobrecarga e reatividade? Isso é um dos sinais de que você está sofrendo com a falsa urgência. A falsa urgência geralmente está enraizada em ansiedade, por isso, pergunte a si mesmo “qual é a principal fonte da minha urgência?”. A ansiedade leva você a ter crenças limitantes que o mantém preso a comportamentos improdutivos, a saída é desafiar suas suposições e reformular essas crenças, não pense que recusar jobs é um sinal de descomprometimento, mas sim de respeito mútuo.

Priorize as tarefas certas

Com certeza priorizar o importante é a dificuldade número um dos criativos, pois estão sempre rodeados de falsas urgências. A dica é priorizar tarefas com prazos mais curtos, mesmo que essas não sejam as mais importantes. Crie distâncias psicológicas para ajudar a manter o foco no panorama geral. Imagine uma distância física, uma separação no tempo ou que alguém que não seja você esteja envolvido na situação atual. Também é importante analisar ideias e projetos que você já investiu muito tempo, dinheiro e esforço e se eles valem a pena serem levados para frente. A ideia é subtrair o máximo de coisas que não vão agregar para você.

Procrastine de forma estratégica

Créditos: VitalikRadko/Depositphotos.com

Sabemos que a produtividade é o foco de todos e que a procrastinação é abominada, mas a verdade é que a procrastinação pode ser útil quando usada propositalmente. Quando você usa a procrastinação estratégica, você começa algo e não termina, permitindo que você pense sobre isso e elimine gradualmente a pressa desnecessária de um trabalho de baixo valor. Essa estratégia faz com que você reduza a dependência de resolver rapidamente seus problemas, conseguindo assim mais insights, aumentando sua criatividade.

Cuidado com o fluxo de jobs

Sabemos que em determinadas épocas do ano o fluxo de jobs pode ser assustador, mas é preciso ter calma para analisar o que realmente é urgente e o que pode esperar, é nessa hora que você deve se proteger das falsas urgências. É importante que você considere falar “não” ou “agora não” para certos jobs.

Cultive a verdadeira urgência

Para evitar as falsas urgências é preciso adotar algumas ações, como definir critérios específicos para o que é uma tarefa urgente, que envolve alinhamento estratégico, necessidades críticas do cliente ou questões de segurança. Agende revisões regulares para reavaliar as prioridades e identificar casos de falsa urgência. Além disso, estabeleça canais de comunicação apropriados e defina expectativas razoáveis de tempo de resposta com base nos níveis de urgência, defina por exemplo um tempo de resposta de 24 ou 48 horas para e-mails, a menos que ele esteja marcado como “urgente”.

Esperamos que essas dicas te ajudem a evitar a cultura reativa e a gerenciar os jobs urgentes. É preciso se concentrar no que realmente importa para fazer um bom trabalho e manter a saúde mental em dia.

Foto de Capa: Elnur_/Depositphotos.com Fonte: Harvard Business Review

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.