5 dicas para começar seu projeto paralelo

5 dicas para começar seu projeto paralelo

5 dicas para começar seu projeto paralelo

Os projetos paralelos fazem você crescer, aprender e descobrir novas habilidades. Produtos como Gmail e Post-it foram desenvolvidos paralelamente, por exemplo. A seguir listamos cinco dicas que Tobias van Schneider, um alemão multidisciplinar criador de diversas coisas úteis, traz para você começar um projeto paralelo.

1 – Seu projeto precisa ser estúpido

A única forma de fazer um projeto paralelo funcionar é você se permitir pensar de forma simples, mudar de ideia, falhar, ou seja, não o levar muito a sério. Quando você trata algo como estúpido, você se diverte e pode desfrutar de diferentes sucessos. Além disso, para começar um projeto paralelo você pode ser um iniciante porque ninguém está olhando e não há expectativas.

Mas o alemão alerta que dependendo do projeto paralelo você não pode se dar ao luxo de ser estúpido, pois pode haver prejuízos, caso seu projeto envolva financiamento, escala e tomada de decisão baseada em dados, por exemplo.

2 – Um passo de cada vez

É comum as pessoas dividirem seu tempo entre o trabalho e um projeto paralelo, mas a dica para levar seu projeto a diante é dar um passo de cada vez. Pense no primeiro passo que você daria para concretizar sua ideia, o ideal é que você não pense demais sobre o projeto paralelo, quando você trabalha em algo porque sente que precisa, não apenas porque quer, há uma tendência de exagerar. O criativo ressalta que muita gente se faz perguntas até ficar com tanto medo do futuro que nunca fará nada de novo.

3 – Apenas faça

Créditos: Myronstandret/Depositphotos.com

Ser imune ao fracasso é uma marca registrada de projetos paralelos bem-sucedidos. Como você não depende deles para seu sustento pode se dar ao luxo de fracassar, quando as coisas não estão indo tão bem e nada de ruim vai acontecer com você.

Tobias reforça que se você conseguir remover todos os medos e dar um passo de cada vez encontrará coisas que o guiarão ao longo do caminho.

4 – Abandone sua obsessão com o crescimento

Projetos paralelos não são sobre crescer rápido, a maioria deles começa como um hobby e que gradualmente cresce. Muitas pessoas falam sobre a importância de “fazer o que você ama”, mas o importante é todo o significado contido na palavra “amor”, explica Tobias. O amor é mais do que paixão declarada, é trabalhar duro, é dedicar horas tentando coisas novas, sabendo que a cada passo do caminho as chances de sucesso tradicional são mínimas.

A verdade é que você não sabe o que vai acontecer, talvez o seu projeto paralelo o leve para o seu próximo emprego, ao seu cônjuge ou a uma vida sustentável que lhe dê liberdade.

5 – Confie mais em si mesmo

A partir do momento que você cria um projeto paralelo, saiba que você será o chefe. Quando você se sente realmente dono de um projeto, fica mais confiante em suas decisões. Quando adota essa atitude e começa a confiar em si mesmo e em suas habilidades, é muito mais provável que tenha sucesso no que está fazendo. Segundo Schneider, projetos promissores morrem quando você evita riscos e duvida de suas habilidades.

Tobias, mesmo recebendo diversos feedbacks negativos, abriu seu próprio estúdio e logo contratou outros designers para trabalhar com ele. Esperamos que essas dicas te ajudem a colocar no mundo aquele projeto paralelo que você sempre quis, mas nunca teve coragem.

Foto de capa: AntonMatyukha/Depositphotos.com Fonte: Vanschneider.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.