5 maneiras de dizer “não” no trabalho sem sentir culpa

5 maneiras de dizer “não” no trabalho sem sentir culpa

Quantas vezes você quis dizer “não”, mas não sabia como fazer isso e teve medo da reação da outra pessoa? Esse é um dos maiores bloqueios que enfrentamos, principalmente no trabalho, na área criativa então, nem se fala. Para ajudar você a impor limites e a falar “não” sem se sentir culpado, separamos algumas formas para você fazer isso. Continue a leitura!

1 – Deixe claro seus objetivos e prioridades

As pessoas costumam dizer “sim” para tudo, pois não sabem quais são suas prioridades e objetivos. Se você quer fazer um ótimo trabalho, pode parecer que você precisa fazer tudo que foi pedido, porém isso te deixa esgotado e seu trabalho sem brilho, dizer “não” pode te ajudar a fazer um trabalho melhor e a surpreender seu chefe. Experimente falar para ele: “tenho três projetos em mãos e estamos focados em alcançar tal objetivo. Parece que o projeto D é uma distração desse objetivo, a menos que esteja faltando alguma coisa.” Dessa forma você coloca limites e diz “sim” apenas para os projetos certos.

2 – Crie uma tensão para quem pergunta

Muitas vezes as pessoas não sabem de toda sua carga diária, seja seu colega de trabalho ou seu amigo, como lidar com essas pessoas?

A dica é dizer “não” criando uma tensão, por exemplo: depois de um convite ou uma solicitação de trabalho responda “parece incrível! No entanto, já estou comprometido com projeto tal ou tal pessoa. Devo adiar algo para atender esse novo compromisso?”. Com certeza a pessoa que te perguntou pensará duas vezes antes de pedir para você adiar ou desmarcar por conta dela.

3 – Observe para o que você está dizendo “não”

Créditos: ArturVerkhovetskiy/Depositphotos.com

O problema de dizer “sim” para tudo e todos é que normalmente você diz “não” para coisas que você realmente gostaria de dizer “sim”. Antes de aceitar qualquer compromisso ou trabalho pergunte a si mesmo: o que eu estou deixando de lado para dizer sim para isso? Uma forma que ajuda a dizer “não” para as pessoas é justamente usando as coisas que você gostaria de dizer “sim” como um argumento, você pode dizer: “eu adoraria fazer parte deste evento, mas cada evento para o qual eu digo “sim” significa que estou dizendo “não” ao meu projeto pessoal. Então, infelizmente, tenho que recusar, mesmo sabendo que será um evento incrível.”

4 – Sugira outra pessoa

Sugerir outra pessoa que possa ir no seu lugar ou fazer o seu trabalho não é errado, aliás pode ser uma ótima solução para negar um convite que você precisa fazer muito esforço para aceitar. Mas atenção, é importante verificar primeiro com a pessoa que você está sugerindo se ela está interessada, nada de colocar o amiguinho na fogueira sem antes avisar ele.

5 – Não tenha medo de ser firme

A última e não menos importante dica é: não tenha medo de ser firme, lembre-se que seu objetivo não é ser querido, mas respeitado. Dizer “não” exige respeito e atenção. Pode ser que as pessoas não te respeitem no primeiro “não”, mas passarão a te respeitar ao longo do tempo. Quando todas as dicas anteriores falharem use a boa e simples frase: “agradeço por você ter entrado em contato, mas terei que recusar desta vez. Obrigado!”.

Esperamos que depois destas dicas você aproveite o superpoder de dizer “não”, apesar de parecer errado no início, é necessário!

Foto de Capa: Benzoix/Depositphotos.com Fonte: sarahkpeck.medium.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.