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Vida de Freela: 10 aplicativos que ajudam a organizar os jobs

A vida do trabalhador freelancer oferece alguns benefícios, como a liberdade única de trabalhar em qualquer lugar, apenas com uma boa conexão à internet ou ser capaz de definir o próprio horário. Essa autonomia permite um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, adaptando a rotina às necessidades individuais de cada um. No entanto, a independência também traz desafios e responsabilidades, como a gestão do próprio tempo e a busca constante por novas oportunidades de trabalho. Por isso, buscar ajuda de ferramentas de gestão é crucial na organização desses trabalhadores. 

“O sucesso profissional está muito ligado à eficiência em sistematizar as demandas. Usar aplicativos especializados potencializa essa capacidade. Eles oferecem um ambiente digital que otimiza o gerenciamento de tarefas e informações, tornando-as mais práticas e eficientes. Com elas, é possível centralizar dados, criar listas de tarefas, entre outros recursos”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.

Ao integrar soluções tecnológicas na rotina de trabalho, os freelancers podem ganhar uma vantagem significativa em termos de eficiência e produtividade. Por isso, a executiva preparou algumas dicas de aplicativos e ferramentas para ajudar nos aspectos financeiro, criativo e de organização. Confira:

1- Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que facilita a organização de atividades por meio de quadros visuais. Sua principal vantagem reside na capacidade de fornecer uma visão clara e intuitiva do progresso das atividades. Pela divisão das tarefas em listas e cartões, os usuários podem acompanhar o status de cada etapa do projeto, estabelecendo prazos e atribuindo responsabilidades.

2 – Google Drive

Essa famosa plataforma de armazenamento em nuvem oferece aos freelancers a capacidade de centralizar todos os seus arquivos em um único local, acessível pela internet. Isso simplifica a organização e o acesso aos documentos, pois elimina a necessidade de dispositivos físicos para armazenamento. Além disso, o Google Drive facilita o compartilhamento de arquivos com clientes e colaboradores, permitindo que várias pessoas trabalhem e colaborem em documentos simultaneamente.

3 – MindMeister 

Construído especialmente para criar mapeamentos mentais, o MindMeister facilita a visualização e o desenvolvimento de ideias. Com uma interface intuitiva e amigável, permite aos usuários criar mapas mentais de maneira colaborativa e organizada. Ele oferece recursos como a adição de texto, imagens e links, tornando possível representar visualmente informações complexas com clareza, concisão e criatividade.

4 – Zoom

O Zoom é uma plataforma de videoconferência amplamente utilizada. Ela é especialmente útil para interações virtuais com clientes e colegas de equipe quando a presença física não é possível. Através do Zoom, é possível realizar chamadas de vídeo e áudio, compartilhar telas, apresentações e documentos, promovendo uma comunicação dinâmica.

5 – Notion

Muito versátil para organização e produtividade, o Notion é considerado um workspace personalizável. Ele traz recursos de anotações, organização financeira, sistematização de projetos, calendários, listas, entre inúmeras outras possibilidades. Cada um pode usar o Notion do seu jeito, e esse caráter adaptável faz dele um dos grandes amigos dos freelancers e dos trabalhos colaborativos.

6 – Grammarly

Ferramenta indispensável para freelancers, o Grammarly se dedica à redação e edição em inglês. Esta plataforma tem a capacidade de corrigir erros de gramática e ortografia, além de oferecer sugestões de estilo, garantindo assim a produção de textos impecáveis.

7 – Harvest

O Harvest foi projetado para auxiliar freelancers no gerenciamento eficiente do tempo e do faturamento. O aplicativo tem como principal função fazer o rastreamento preciso das horas trabalhadas. Além disso, oferece a capacidade de criar faturas de um jeito profissional e organizado.

8 – Figma

Designers gráficos e de UI/UX vão encontrar no Figma um bom aliado. Voltado ao design colaborativo, ele tem como principal vantagem a capacidade de permitir o compartilhamento da edição dos produtos com os clientes. Isso significa que várias pessoas podem colaborar em um projeto ao mesmo tempo, sem a necessidade de alternar entre diferentes versões do arquivo.

9 – Hootsuite 

Útil para freelancers que atuam no campo das mídias sociais, a ferramenta Hootsuite possui uma série de funcionalidades para otimizar esse trabalho. Uma das principais vantagens é a capacidade de agendar postagens, o que significa que é possível preparar o conteúdo com antecedência e programar sua publicação nos horários mais estratégicos para a audiência.

10 – Mobills

Voltado para a gestão financeira, o Mobills ajuda os usuários a controlar seus gastos, estabelecer metas e controlar investimentos. Ao oferecer uma visão detalhada do orçamento pessoal, a plataforma permite uma administração mais eficaz do dinheiro e auxilia os usuários a alcançar seus objetivos.

Foto: IgorVetushko/Depositphotos.com