5 motivos para você não trabalhar demais

5 motivos para você não trabalhar demais

5 motivos para você não trabalhar demais

Com a pandemia e a chegada do trabalho remoto, se tornou comum trabalhar à noite ou mais horas do que o combinado. Se você é daquelas pessoas que se considera workaholic, o INSPI veio te contar o que acontece com seu cérebro se você trabalha mais de 40 horas por semana.

A seguir vamos trazer cinco motivos para você repensar sua longa rotina de trabalho e acender o sinal de alerta.

1 – Você deixa de ser bom em seu trabalho

Trabalhar mais horas não leva a um trabalho melhor, mas sim ao contrário. Essa informação não deve ser novidade para muitos, mas ela já foi comprovada cientificamente por um professor da Universidade da Califórnia, que acompanhou 5 mil funcionários e gerentes por cinco anos, e confirmou que o desempenho estagna ao trabalhar mais de 50 horas ou o desempenho cai drasticamente caso as pessoas trabalhem mais de 65 horas por semana.

2 – Sua saúde mental vai pedir socorro

Enquanto você trabalha, você também está deixando de descansar para continuar produzindo e isso pode afetar sua psique. Um estudo realizado em 2020 e publicado na revista PLOS One, acompanhou trabalhadores coreanos entre 20 e 30 anos que trabalhavam mais de 60 horas por semana, e o resultado foi que quanto mais tempo eles trabalhavam, maiores eram os níveis de estresse, depressão e chances de suicídio.

3 – Seu sono e seu corpo vão ficar fora de órbita

Uma parte importante para o descanso da sua mente e do seu corpo é o sono, e quando você deixa de dormir tempo suficiente, isso acaba afetando outras funções do seu corpo. Pesquisadores descobriram e publicaram no International Journal of Environmental Research and Public Health, que pessoas que trabalham entre 50 e 60 horas e possuem um sono curto, lidam com maior fadiga, piora na função cognitiva, mais lesões no trabalho e problemas de saúde mental.

4 – Você vai precisar de curativos

Se seu trabalho envolve serviços manuais ou qualquer outro esforço físico, é bem provável que você sofra algum machucado ao trabalhar demais. Um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine analisou 110.236 registros de empregos e concluiu que pelo menos 12 horas por dia de trabalho foi associado a um aumento de 37% na taxa de risco de machucados.

5 – Você pode literalmente morrer do coração

Foto: Louis Bauer

Trabalhar demais pode sim ser fatal. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Internacional do Trabalho mostrou que trabalhar longas horas, ou seja, mais de 55 horas por semana, causou 745.000 mortes por doenças cardiovasculares em apenas um ano. Além disso, trabalhar demais foi associado a um risco 35% maior de derrame e 17% maior de morrer de doenças cardíacas.

Agora que você já sabe os riscos de trabalhar mais do que 40 horas semanais, é importante que você entenda que trabalhar mais horas por dia não leva a melhores resultados, mas coloca sua saúde em risco.

Foto de capa: AlexNazaruk/Depositphotos.com Fonte: Huffpost

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.