Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Arte em Veneza: Confira 5 museus, galerias e locais de exposição

Considerada por muitos como a cidade mais bonita e charmosa da Itália, Veneza é um lugar inimitável, único e envolvente. A ‘República Serena’ é um centro cultural dinâmico e em constante evolução. Galerias de arte moderna e contemporânea, museus e obras-primas da tradição veneziana, arquitetura incrível e magníficos locais de exposição são apenas algumas das atrações que você vai encontrar nesta encantadora viagem de arte e cultura.

Neste artigo, vamos explorar cinco museus icônicos que revelam o imenso patrimônio artístico de Veneza e são ótimas ideias de passeios para quem é apaixonado por arte e cultura. Confira:

1. Peggy Guggenheim Collection

Museu Peggy Guggenheim Collection, 2018. Créditos: Cornfield/Depositphotos.com

Conhecido como um dos mais importantes museus de arte europeia e americana do século XX na Itália, a Peggy Guggenheim Collection abriga diversas obras de arte do período. O Palazzo Venier dei Leoni, no Grande Canal – que já foi a casa da colecionadora Peggy Guggenheim – ostenta obras de Dalí, Picasso, Magritte, Kandinsky e outros pintores e movimentos artísticos importantes da época. Cubismo, Futurismo, Pintura Metafísica, Surrealismo e muito mais formam o cenário deste museu altamente recomendado para admiradores dos movimentos culturais de vanguarda contemporâneos do século XX.

Saiba mais: www.guggenheim-venice.it

2. Museo Correr

Museo Correr, 2017. Créditos: Frimufilms/Depositphotos.com

A história de Veneza em um único museu.

Museu Correr na Praça de São Marcos, coração de Veneza, é uma visita obrigatória e está incluído no mesmo ingresso para visitar o Palácio Ducal. As obras nos aposentos da Imperatriz Elisabeth, o espaço dedicado à Civilização Veneziana e seus feitos, a Pinacoteca com as mais importantes obras-primas da arte veneziana de 1500 e as Salas Neoclássicas, com a Coleção Canova, narram a história, a cultura e as tradições dessa cidade mágica.

Saiba mais: correr.visitmuve.it

3. Ca’ Pesaro

Ca’ Pesaro, 2013. Créditos: Wolfgang Moroder/Wikimedia

Descobrindo a arte moderna em Veneza

O Ca’ Pesaro é um esplêndido palácio do século XVII com vista para o Grande Canal e sede da Galeria Internacional de Arte Moderna de Veneza. Possui um grande acervo de pinturas, esculturas e gravuras nacionais e internacionais desde o final do século XIX até os dias atuais. As obras-primas expostas incluem o famoso Pensador de Auguste Rodin e Judith II (Salomé) de Gustav Klimt, além de obras de artistas como Medardo Rosso, Giacomo Balla, Adolfo Wildt, Arturo Martini, Gino Rossi, Giorgio Morandi e Felice Casorati. Este palácio foi doado pela Duquesa Felicita Bevilacqua La Masa à cidade de Veneza no início de 1900 para se tornar um centro de arte contemporânea e exposições de jovens artistas merecedores.

Saiba mais: capesaro.visitmuve.it

Dica: Seis museus em Buenos Aires que você precisa conhecer

4. Ca’Rezzonico

Ca’Rezzonico, 2012. Créditos: Didier Descouens/Wikimedia

Uma viagem à Veneza do século XVIII

Ao entrar pelas portas do Ca’ Rezzonico inicia-se uma viagem à descoberta do esplendor e das maravilhas da Veneza XVIII. O Museu abriga a magnífica Coleção Mestrovich com obras de Jacopo Tintoretto, Giandomenico Tiepolo, Bonifacio De’ Pitati, Francesco Guardi, Alessandro Longhi, Benedetto Carpaccio e muitos outros. São 11 salas repletas de móveis e afrescos originais, além da maravilhosa Galeria de Arte Egidio Martini com sua coleção de pinturas da escola veneziana dos séculos XV-XX. Entre os tesouros do Museu destaca-se a reprodução da Farmácia Ai do San Marchi com mobiliário original que foi doada aos Museus Cívicos em 1908. A farmácia está situada no terceiro andar do edifício e tem o aspecto de 1678, com elegantes móveis embutidos e fina decoração em vidro de Murano.

Saiba mais: carezzonico.visitmuve.it

5. Palazzo Grassi, Punta della Dogana

Palazzo Grassi, 2017. Créditos: Jean-Pierre Dalbéra/Wikimedia

Palazzo Grassi e Punta della Dogana fazem parte da Coleção Pinault. Esses dois fascinantes museus de Arte Contemporânea merecem uma visita durante um fim de semana em Veneza. Como símbolos da cidade, estes dois museus acolhem obras de artistas conhecidos como Maurizio Cattelan , Jeff Koons , Urs Fischer e Rudolph Stingel , bem como obras de novos artistas emergentes à espera de serem descobertos. Atividades educativas para estudantes, workshops, eventos e iniciativas culturais organizadas em apoio à arte e aos participantes fazem destes museus um centro cultural inovador, dinâmico e reconhecido internacionalmente .

Saiba mais: palazzograssi.it

Em síntese, Veneza, com sua riqueza artística imortalizada em museus e galerias icônicas, continua a cativar e inspirar visitantes de todo o mundo, oferecendo uma jornada cultural incomparável. Esperamos que essas dicas ajudem a enriquecer o seu roteiro e valorizar a sua experiência. Aproveite!

Fonte: Italia.it | Foto de Capa: AndrewMayovskyy/Depositphotos.com