Como negociar o trabalho remoto com sua empresa

Como negociar o trabalho remoto com sua empresa

Durante a pandemia pudemos observar a mudança drástica do trabalho presencial para o home office, descobrimos então que a qualidade de vida aumenta com o trabalho remoto e agora manter esse movimento parece uma tarefa difícil, pois as empresas estão retornando ao trabalho presencial alegando diversos problemas que o trabalho retomo causa para o desempenho dos negócios. Separamos algumas dicas para você que quer negociar o home office com sua empresa.

Entenda o lado da empresa

Pesquisas revelam que o trabalho remoto impactou negativamente quatro áreas: cultura do local de trabalho, coesão e ambiente de equipe, comunicação entre os funcionários, formação e orientação. Pense que a empresa também deve estar levando em conta esses fatores antes de aceitar o trabalho remoto, por isso é importante entender o que o negócio está enfrentando, procure falar com as pessoas chave, como gerentes, dessa forma você poderá elaborar com cuidado suas perguntas e sua proposta.

Demonstre seu valor

Demostrar seu valor para a empresa é uma maneira de provar que você está trabalhando de forma consistente e inteligente. Mostre que você trabalha melhor remotamente, aprofundou conexões e construiu confiança mesmo no home office. A falta de comunicação costuma ser um dos principais problemas do trabalho remoto, mostre como você reduziu ou agilizou reuniões para torná-las mais eficientes, por exemplo.

Proponha um cronograma

Como negociar o trabalho remoto com sua empresa

Créditos: AndreyPopov/Depositphotos.com

Documentar sua carga de trabalho torna você e seu projeto mais visíveis para seu chefe, use ferramentas de gerenciamento de tarefas como Trello, Asana ou Notion para ajudar nessa missão. Para fortalecer a coesão e a integração da equipe remotamente, sugira dias e horários comuns para trabalho remoto com seus colegas, defina também metas e expectativas com sua equipe.

Seja confiante e respeitoso

De nada adianta se organizar para demonstrar para a empresa que você trabalha muito melhor remotamente e não estar confiante. Marque uma reunião com seu chefe, pareça assertivo, atencioso e respeitoso, mostre que você se importa com a empresa e que está disposto a ouvir, dessa forma você transparece maturidade e resiliência.

O futuro do trabalho é promissor, apesar de haver problemas tanto no trabalho presencial quanto no remoto, é preciso que as empresas demonstrem pensamentos diversificados e impulsione a inovação com confiança.

 Fonte: Harvard Business Review Foto de Capa: AllaSerebrina/Depositphotos.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.