INSPI

Como o Canva pretende derrotar a Adobe

Há alguns anos acompanhamos o Canva conquistando o mercado que antes era da Adobe, a verdade é que a empresa não pretende parar até derrotar seu concorrente principal. Vem descobrir mais sobre a plataforma e como ela pretende fazer isso.

Sobre o Canva

Fundado em 2013, com apenas uma década de experiência, o Canva tem a missão de capacitar o mundo inteiro para o design. Entendendo que a comunicação visual é um elemento fundamental nos locais de trabalho, a empresa possui em torno de 175 milhões de clientes em todo o mundo. Apesar de ela ter focado muito mais em capacitar não designers, a plataforma agora pretende capacitar também designers profissionais e deixar a concorrente Adobe ainda mais preocupada sobre o futuro da empresa. Confira a seguir algumas das estratégias usadas pelo Canva para se destacar no mercado.

Aquisição de novas empresas

O Canva já adquiriu um total de sete empresas na Europa, incluindo a startup de IA visual Kaleido.ai e os fornecedores de imagens Pexels e Pixabay. A mais recente aquisição foi o pacote Affinity de software criativo, muito popular entre usuários de Mac, essa compra claramente é um grande esforço para competir com a Adobe.

Interface focada no cliente

A interface do Canva é projetada para usuários casuais e amadores, por isso oferece interfaces fáceis de usar e ferramentas simplificadas para edição, algo muito diferente que o encontrado nas ferramentas do pacote Adobe.

Edição baseada em nuvem

Créditos: IraGirich/Depositphotos.com

Quem nunca esqueceu de salvar um arquivo e acabou perdendo o trabalho? Com a plataforma hospedada na nuvem o usuário tem capacidade de editar e colaborar em imagens online, o que evita perdas e facilita a colaboração de várias pessoas.

Edição por inteligência artificial

Apesar da Adobe ter adotado a inteligência artificial em seus programas, o Canva também adquiriu essa função, o que resulta em um aprimoramento da edição com a ajuda da IA.

Como está a situação da Adobe?

As ações da Adobe caíram mais de 15% em 2024, depois que um acordo de US$20 bilhões para adquirir a Figma fracassou em dezembro. O Canva é um forte candidato a abrir o capital e pode se tornar um concorrente da Adobe também nessa área.

O que sabemos é que o mercado global de softwares de edição de imagens deve atingir US$1.711 milhões até o final de 2030, com uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 7,1%. Ainda terá muitas batalhas entre Canva e Adobe, mas e você, qual prefere?

Foto de Capa: Cottonbro Studio/Pexels Fontes: Maria Howard, Canva.com, finance.yahoo.com

Sair da versão mobile