Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

6 ferramentas para UX designers e redatores no trabalho remoto

6 ferramentas para UX designers e redatores no trabalho remoto 6 ferramentas para UX designers e redatores no trabalho remoto

Uma rotina eficiente, seja em qualquer segmento, é capaz de manter altos os níveis de produtividade e qualidade do trabalho. No mundo do design de experiência do usuário (UX) e da redação, empregar uma variedade de ferramentas — que vão desde a criação de protótipos até a revisão de textos — pode ajudar na excelência da entrega. Existem diversas soluções disponíveis para auxiliar esses profissionais, como Trello, Axure RP e outros.

“As ferramentas de UX e redação auxiliam os profissionais a desenvolverem interfaces intuitivas e atrativas, garantindo uma comunicação clara e eficaz com os usuários. Recursos como prototipagem rápida, colaboração em tempo real e análise de usabilidade permitem que o designer alcance plenamente o objetivo da aplicação, resultando em produtos finais de alta qualidade para o consumidor final”, destaca Samyra Ramos, gerente de marketing da Higlobe.

Pensando nisso, após elencar 10 aplicativos que ajudam os freelancers a organizar os jobs, a executiva compartilhou conosco seis ferramentas indispensáveis para UX designers e redatores alcançarem excelência em suas tarefas diárias. Confira: 

1 – Sketch

Solução de design vetorial amplamente utilizada por designers de UX/UI, o Sketch oferece uma interface intuitiva e recursos poderosos para criar wireframes, protótipos e designs finais. Com a capacidade de criar símbolos reutilizáveis e bibliotecas compartilhadas, ele facilita a manutenção da consistência visual dos projetos.

2 – Trello

Para gerenciar projetos, o Trello está entre as ferramentas mais conhecidas e recomendadas. Com seu sistema de quadros, listas e cartões, os UX designers e redatores podem organizar tarefas, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso do trabalho de forma colaborativa. A integração com outras ferramentas, como o Slack e o Google Drive, torna-o uma escolha versátil para equipes de todos os tamanhos.

3 – InVision

O InVision é uma plataforma de colaboração que permite aos designers compartilhar os projetos com as partes interessadas. Recursos como comentários contextualizados e testes de usabilidade integrados ajudam os designers a obter feedback do cliente e ajustar rapidamente em seus designs.

4 – Figma

É uma ferramenta de design baseada na nuvem que permite a colaboração em tempo real entre designers e partes interessadas. Com uma interface intuitiva, componentes reutilizáveis e design responsivo, o Figma é amplamente utilizado para criar designs de UX escaláveis e consistentes.

5 – Axure RP

Axure RP é uma solução avançada de prototipagem que oferece maneiras de criar protótipos interativos altamente sofisticados. Com suporte para lógica condicional, variáveis e interações complexas, é ideal para projetos de UX que exigem alta fidelidade e funcionalidade detalhada em seus protótipos.

6 – Grammarly

Para os redatores, a precisão gramatical e a clareza são fundamentais para garantir uma jornada satisfatória do usuário. O Grammarly é uma ferramenta de revisão de texto que identifica erros gramaticais, ortográficos e de pontuação, além de oferecer sugestões de estilo e vocabulário. Com sua extensão para navegadores e integração com aplicativos de edição de texto, ajuda os profissionais a aprimorarem a qualidade de seu conteúdo.

Foto: EdZbarzhyvetsky/Depositphotos.com