Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Cobertura das Olimpíadas de Paris contará com 140 fotógrafos e tecnologia de ponta

Cobertura das Olimpíadas de Paris contará com 140 fotógrafos e tecnologia de ponta Cobertura das Olimpíadas de Paris contará com 140 fotógrafos e tecnologia de ponta

Com a emoção no ar e Paris se preparando para inaugurar os Jogos Olímpicos de 2024 nesta tarde, a Getty Images, agência fotográfica oficial do Comitê Olímpico Internacional desde 1968, mobilizou uma equipe de fotógrafos e editores para capturar as imagens mais icônicas deste evento histórico.

Para este ano, a empresa contratou 140 dos melhores fotógrafos e editores do mundo, equipados com tecnologia de ponta, para garantir que cada momento importante de Paris 2024 seja imortalizado e partilhado com o mundo em questão de segundos.

Preparativos para a Cerimônia de Abertura

A Cerimônia de Abertura deste ano será a primeira da história a ser fora de um estádio, estendendo-se ao longo de 6 km do icônico Rio Sena. Para captar este acontecimento inédito, a empresa destacou uma equipe de mais de 60 fotógrafos em locais estratégicos: telhados de edifícios, os barcos onde desfilarão as delegações do país e alguns dos pontos mais emblemáticos de Paris.

Tecnologia na Cobertura dos Jogos Olímpicos

Para oferecer uma cobertura fotográfica à altura dos Jogos Olímpicos, é crucial utilizar tecnologia de ponta que garanta eficiência e rapidez na transmissão das imagens de Paris para o mundo inteiro. Para alcançar isso, a companhia implementou uma infraestrutura avançada composta por uma rede e software exclusivos, que integram conexões por cabo, 5G e comunicações via satélite. Essa estrutura permite que a equipe de fotógrafos transmita as imagens do clique da câmera para o site em apenas 30 segundos.

Outro aspecto fascinante da preparação fotográfica para uma operação desta magnitude é que os fotógrafos devem não apenas capturar imagens icônicas de formas tradicionais, mas também operar câmeras robóticas. Por exemplo, para oferecer ângulos únicos, os fotógrafos utilizarão equipamentos subaquáticos desenvolvidos pela própria empresa, que incorporam 25 anos de experiência, permitindo captar imagens embaixo da água que antes seriam impossíveis.

Câmeras subaquáticas que serão utilizadas nas provas de natação. Créditos: Getty Images

Também foram implantadas 15 câmeras robóticas convencionais para oferecer novos ângulos em esportes como ginástica artística, judô, vôlei e esgrima. Essas câmeras são utilizadas em locais onde o fotógrafo não pode ser posicionado, incluindo infraestrutura e telhados de diversas instalações olímpicas.

Maddie Meyer, chefe de fotografia da Getty Images, que cobrirá esportes aquáticos como natação, mergulho, natação artística e polo aquático, falou um pouco sobre o processo de preparo: “Trabalho com uma equipe de fotógrafos experientes nesses esportes e juntos planejamos cada detalhe. Estou muito animada e ansiosa para ver tudo o que nós podemos criar. Durante minha preparação, o objetivo é garantir que nossa equipe ofereça uma cobertura completa e diferenciada. Isso significa cobrir todas as histórias importantes, mas também significa captar algumas ‘surpresas’: imagens que fazem alguém olhar duas vezes e se se perguntar como foram feitas, ou tornar o momento particularmente memorável.”

Segundo a empresa, os fotógrafos estarão presentes nos 38 locais onde ocorrerão as competições olímpicas em toda a França, captando até 100 mil imagens por dia de mais de 30 esportes. Por trás dos fotógrafos está também uma equipe especializada de mais de 40 editores que trabalham remotamente em diferentes partes do mundo, garantindo uma cobertura exaustiva e detalhada de cada disciplina.

Ao final dos Jogos, a expectativa é que os fotógrafos quebrem seu próprio recorde e capturem mais de 5 milhões de imagens dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto de Capa: Ryan Pierse/GettyImages