Já consagrado na pintura de murais dedicados às Olimpíadas, Eduardo Kobra acaba de lançar mais uma novidade: sua primeira tela em celebração aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começaram nesta sexta-feira (26). A obra intitulada “Paz Olímpica” mostra a Torre Eiffel invertida como uma tocha olímpica sendo erguida por duas mãos que, junto a um círculo preto e branco, representam o símbolo de paz e amor. A arte também transmite uma mensagem de respeito e luta contra o racismo.
“Os Jogos Olímpicos refletem uma oportunidade para fortalecer a união entre os povos, a coexistência e a tolerância. A tela de 194,5 x 90 cm, ressalta, principalmente, a paz e a harmonia que o mundo precisa neste momento que enfrenta diversas guerras, tragédias e violências”, explica Kobra.
Há cerca de um mês, o artista produziu o mural “Voz da Liberdade” na cidade francesa de Saint-Ouen, onde fica a base da delegação brasileira durante os jogos. Ele se inspirou na tela “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix, protagonizada por Marianne, símbolo da liberdade e da Revolução Francesa.
Na obra, Marianne é uma atleta que segura uma faixa com a frase em francês “Soyons nos propres héros” – traduzida para “somos nossos próprios heróis” na língua portuguesa. O projeto, realizado a convite da Prefeitura de Saint-Ouen, faz parte da iniciativa “Seja seu Próprio Herói”, idealizada pela esgrimista campeã mundial brasileira Nathalie Moellhausen.
A tradição olímpica de Kobra se repete desde 2016, quando o artista produziu o imponente mural Etnias, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. A obra também marcou a estreia do trabalho dele no Guinness World Records como o maior grafite do mundo, com três mil metros quadrados.
Também em 2016, Kobra levou a sua arte para Tóquio, sede das Olimpíadas de 2020 – que só aconteceu em 2021, por conta da pandemia do Covid-19 – enaltecendo grandes símbolos da Cidade Maravilhosa. Na fachada da Embaixada Brasileira na capital japonesa, pintou os principais nomes da bossa nova, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O muralista também representou o Cristo Redentor e o calçadão de Copacabana em um mural na região de Minami-Ikebukuro.
Através de suas obras, Eduardo Kobra não apenas embeleza os espaços urbanos, mas também transmite mensagens poderosas de paz, união e superação. Seu compromisso contínuo com a arte olímpica destaca a importância da arte como um veículo de transformação social. As contribuições de Kobra para os Jogos Olímpicos servem como um lembrete de que, mesmo em tempos de adversidade, a arte pode unir nações e promover valores universais de respeito e solidariedade.
Foto: Turbo Labs/Reprodução