Acaba de entrar no ar o primeiro podcast da série “Raízes do Futuro – Arte Que Transforma”, com apresentação da pesquisadora de arte e cultura Luiza Adas e realização da Vivo. O projeto reúne artistas, curadores e especialistas para diálogos sobre a intersecção entre arte e sustentabilidade, destacando iniciativas que promovem a consciência ambiental e inspiram ações transformadoras em prol da preservação do planeta.
Serão quatro episódios, com em média 50 minutos de duração, disponíveis em áudio, no Spotify e em vídeo, no YouTube. As gravações dos podcasts foram realizadas na Pina Contemporânea – edifício anexo à Pinacoteca.
Confira os episódios aqui:
No primeiro episódio, Luiza Adas comanda um debate sobre o “O Urbano e o Ambiental”, e como a arte urbana pode chamar a atenção a respeito da preservação ambiental. Participam do podcast Eduardo Srur, artista contemporâneo reconhecido por suas obras de arte públicas, que exploram questões ambientais, sociais e políticas, e Mundano, artista de rua e ativista, conhecido também por suas iniciativas em defesa dos catadores de materiais recicláveis, com o projeto Pimp My Carroça e o app Cataki.
O segundo episódio, “Sustentabilidade na Arte e nas Instituições”, vai ao ar em 28 de agosto, discutindo como as instituições podem promover ações de sustentabilidade nas artes e engajar o público de forma genuína. O episódio também aborda políticas internas de instituições culturais e empresas, explorando como essas práticas podem ser aplicadas no campo artístico para gerar mudanças significativas. Os convidados são Victoria Zuffo, presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e sócia-fundadora da galeria Lume, Marsuri Romero, gerente de sustentabilidade da Vivo, Paulo Vicelli, diretor institucional da Pinacoteca de SP, e Tamara Perlman, diretora da SP-Arte.
No episódio 3, “Curadoria Sustentável”, no ar a partir de 04 de setembro, Gabriela Gotoda, curadora do MAM-SP e Ana Maria Maia, curadora da Pinacoteca de SP, falam sobre como os artistas vêm pensando a sustentabilidade e como isso se reflete na curadoria das instituições. Elas também exploram como a sustentabilidade pode ser incorporada nas rotinas diárias dos museus, engajando o público sobre a importância desse tema por meio das exposições.
O quarto e último episódio da série de podcasts, “Arte de lá pra cá”, será lançado em 11 de setembro, com a participação de Claudinei Roberto da Silva – curador da exposição “As Vidas da Natureza-Morta” no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, e Alecsandra Matias – pesquisadora e curadora independente. Juntos, eles discutem como a arte tem capturado e expressado as transformações na paisagem urbana ao longo do tempo, além de abordar a presença da questão ambiental na visão dos artistas contemporâneos.
Você também pode acompanhar as novidades e conteúdos da série pela conta @vivo.cultura no Instagram.