INSPI

Vaporwave: conheça a arte de Hiroshi Nagai

Há diversos movimentos artísticos que nascem da internet, alguns deles ficam em universos alternativos e não alcançam o grande público. O Vaporwave é um desses movimentos que teve início na internet e ganhou mais notoriedade recentemente. Continue a leitura para saber mais e conhecer a arte de Hiroshi Nagai.

Sobre o Vaporwave

O Vaporwave é um movimento musical e plástico que surgiu em 2012 por meio de fóruns no reddit e produção de álbuns que circularam de maneira independente pelo YouTube e Bandcamp. A proposta musical era usar músicas já existentes que são remixadas e adulteras com o intuito de cumprir dois aspectos relevantes: evitar a derrubada da faixa por direitos autorais e a formação de uma arte de contracultura, sobretudo no que se refere à estética dos anos 80.

Há algumas referências tropicalistas que são trazidas pelo movimento, vindos do imaginário californiano dos anos 80 em que o boom econômico era reflexo de uma vida saudável e litorânea dentro da vida tropical.

O objetivo do Vaporwave

O objetivo do Vaporwave é chamar a atenção para um certo estado de decadência que a virada do milênio gerou no mundo globalizado.

O capitalismo é visto como um jogo a ser vencido e que somente os mais preparados estão aptos a ganhar, surge então a vertente da meritocracia, mas a verdade é que é impossível conquistas as mesmas coisas dos anos 80 a partir dos anos 2000. A ideia que a geração anterior vendeu para seus filhos não é alcançável, surge assim o movimento Vaporwave, que é uma síntese de certas promessas de felicidade, mas que atualmente é inalcançável, uma concepção nostálgica do passado.

O Vaporwave então transmite em suas artes um sentimento de esvaziamento da realidade, a presença de uma ausência. É a partir daí que as artes de Hiroshi Nagai voltam a ganhar destaque.

Sobre Hiroshi Nagai e seu trabalho

Nagai cresceu vendo seu pai criar pinturas a óleo, foi quando ele desenvolveu sua paixão pela arte. O artista começou a criar inspirado pela pop art americana e pelos estilos de artistas pop britânicos, ele então focou em imaginações de uma paisagem americana dos anos 50. No final dos anos 70 Nagai desenvolveu seu próprio estilo e durante os anos 80 o artista começou a ganhar força no Japão e isso coincidiu com a ascensão do City Pop, que era definido como música com um “toque urbano”, as ilustrações de Hiroshi se misturavam naturalmente com o som do movimento, ele então se tornou o principal ilustrador de capas de álbuns do City Pop e foi um dos maiores contribuintes dessa estética.

Atualmente o artista voltou a ficar em alta, pois está sendo associado ao Vaporwave, o objetivo do movimento é criar algo que transmita conforto e nostalgia. Os desenhos do artista japonês expressam paisagens tropicais ou urbanas com tons ideais e fantasmagóricos, é possível notar o vazio presente em suas artes.

Confira abaixo algumas das ilustrações feitas pelo artista, você também pode segui-lo nas redes sociais para continuar acompanhando seu trabalho.

Fontes: Tarik Alezandre, Tokyocowboy.co

Sair da versão mobile