Artista relembra os anos 90 e 2000 através de ilustrações

Artista relembra os anos 90 e 2000 através de ilustrações

As crianças que nasceram na década de 80 e 90 agora são adultas e a maioria já completou 30 anos, mas com certeza todas elas sentem falta da infância e adolescência dos anos 90 e 2000, que foi recheada de brinquedos, programas de TV, revistas e boy bands, por exemplo. A designer de moda, Heloisa Fleming, nos ajuda a visitar essa época através de ilustrações muito nostálgicas. Continue a leitura para conhecer o trabalho da artista e conferir uma entrevista exclusiva com ela.

O projeto de Heloisa se chama Meu Guarda Chuva e tem um pouco mais de um ano de vida. Por meio do Instagram ela compartilha diversos desenhos com os mínimos detalhes, como doces que deixaram de existir há anos, brindes promocionais que fizeram parte da geração e diversos brinquedos, principalmente brinquedos femininos, como Barbies que eram muito desejadas por todas as meninas da época.

O feed do @meuguardachuva é sinônimo de coração quentinho, pois ele te transporta diretamente para sua infância ou adolescência, fazendo os seguidores lembrarem dos cheiros e sabores, além de te lembrar de experiências com objetos bem comuns para as crianças dos anos 90 e 2000. A artista costuma abrir espaço em seus stories para que os seguidores enviem fotos de itens nostálgicos, fazendo assim muitas pessoas interagirem em torno do tema.

O INSPI conversou com Heloisa Fleming para saber um pouco mais sobre seu projeto, sua trajetória e seu processo criativo.

INSPI: Como surgiu o Meu Guarda Chuva?

Heloisa: O Meu Guarda Chuva surgiu a princípio para falar sobre sentimentos e desabafos em pequenas poesias ilustradas. Eu costumava desenhar em uma folha de papel e depois colocar paetês, docinhos e algodões para complementar a arte, fotografava e postava!

O Meu Guarda Chuva acabou tendo esse foco nos brinquedos e objetos antigos por acaso, foi quando eu fiz uma ilustração de um brinquedo e as pessoas reagiram de uma maneira diferente. Acho que antes eu tratava de sentimentos muito duros, como solidão, saudade, e de uma maneira triste, mas a partir desse desenho vi a reação das pessoas de uma maneira mais leve e amorosa.

INSPI: Como é seu processo criativo?

Heloisa: Acho que o processo criativo é algo vivo que precisa ser alimentado constantemente, pois tudo pode virar uma inspiração/referência. Sou apaixonada por casas antigas, por exemplo, passo horas observando cada detalhe, vou em feirinhas de antiguidades e fico imaginando quem teria tido aqueles objetos e por que estão ali. Pessoas poéticas e suas excentricidades, museus, fotos de outras épocas e por aí vai, são elementos que me transportam da “realidade”.

INSPI: Conte um pouco sobre sua trajetória.

Heloisa: Sempre fui muito de imaginar um mundo mágico paralelo desde criança, se eu tivesse uma mala de viagem que era preta básica lisa, por exemplo, eu imaginava que ela era toda desenhada, criava essa arte na minha cabeça e vivia um momento mágico só meu. Acho que o que acontece no Meu Guarda Chuva é uma tentativa de criar esse ambiente seguro e encantado pra gente encontrar emoções genuínas.
Tudo isso acabou influenciando na minha vida profissional, me formei em design de moda, trabalhei mais de 10 anos entre confecções e fábricas de tecidos e hoje decidi me dedicar exclusivamente à ilustração.

A designer de moda possui uma loja online em que você pode encontrar itens como cadernos, agendas, cartelas de adesivo, quadros e muito mais. Todos os produtos são carregados de nostalgia e muito capricho, além disso, caso você queira um desenho especial ela também faz ilustrações por encomenda.

Se você ficou curioso para ver mais trabalhos da artista, confira abaixo alguns dos itens nostálgicos que ela compartilhou nas redes sociais.

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.