Você conhece Tupac Shakur? O artista morreu em 13 de setembro de 1996 em um tiroteio, mas ainda é uma figura muito lembrada pela comunidade do hip hop e pelo legado que deixou por meio das músicas. Continue a leitura para saber mais sobre Tupac e conhecer obras inspiradas nessa figura icônica.
Quem foi Tupac Shakur?
Os pais de Tupac, Afeni Shakur e Billy Garland eram membros do extinto grupo político Panteras Negras, eles então registraram Tupac como Lesane Parish Crooks, para evitar que seus inimigos pudessem atacar a criança, Tupac trocou seu nome anos depois. Ele começou a carreira em 1991, ao estrear com a canção “Sames Song”, as críticas sociais presentes nas músicas do rapper são a características mais marcantes de seu trabalho, o que o fazia um grande ativista social.
A importância do artista
Tupac Shakur foi um dos rappers responsáveis por levar o hip hop ao mainstream, ele redefiniu a palavra “bandido”, transformando em um homem que triunfa sobre obstáculos sistêmicos e sociais. Tupac foi responsável por vender milhares de cópias de seus discos e foi o primeiro a lançar um CD duplo de hip hop. Ele também foi preso por agressão sexual e enquanto estava na prisão lançou o álbum “pré-prisão”. O rapper foi o primeiro cantor que fez as pessoas pensarem que ele ainda estava vivo, isso porque foram lançados oito novos álbuns depois de sua morte, o que fez os fãs pensarem que ele escapou e estava descansando em uma ilha, mas Tupac foi considerado morto seis dias depois de ser baleado. O rapper foi o primeiro artista solo de hip hop a ser incluído no Hall da Fama do Rock and Roll.
Quem matou Tupac?
Depois da prisão do rapper P. Diddy por uma série de crimes, as alegações de que o cantor teria relação com a morte de Tupac voltaram a circular. Diddy negou qualquer envolvimento no assassinato de Tupac algumas vezes ao longo dos anos, mas transcrições antigas de Keefe D, homem preso pela morte de Tupac, mostram que ele revelou que Diddy estava disposto a pagar até U$1 milhão por um golpe em Tupac.
A importância de Tupac para o hip hop e para os negros nos EUA são inegáveis, o rapper é lembrado até hoje. Confira abaixo dez artes que homenageiam o artista.
Fontes: RollingStone ,Terra.com.br