Recentemente um vídeo de uma obra de arte que é basicamente uma banana colada na parede viralizou após ela ser vendida por mais de 6 milhões de dólares, mas o que essa obra tem de tão especial? Vem saber tudo sobre a “Comedian”.
Sobre a obra
A obra intitulada de Comedian é uma banana colada na parede com silver tape, a obra foi criada em 2019 e deixou críticos e visitantes confusos, até que o artista David Datuna arrancou a banana da parede e comeu, uma banana reserva então foi colocada no mesmo lugar, foi quando a história toda viralizou e a obra começou a receber uma multidão em busca de selfies.
O título “O Comediante” sugere que a peça não pretende ser levada a sério, para muitos críticos ela é apenas uma crítica aos colecionadores abastados que frequentavam a primeira feira em que estreou. Para o artista a obra não é uma piada, mas um comentário sincero e uma reflexão sobre o que valorizamos.
A obra é semelhante a obra “Fountain” de Marcel Duchamp (1917), que era apenas um mictório dentro do museu, também gerando esse questionamento sobre o que é arte.
Sobre o artista
Maurizio Cattelan nasceu em Pádua, na Itália, em 1960, o artista é conhecido por ser um bobo da corte no mundo das artes, isso porque ele adora questionar as normas e as hierarquias socialmente arraigadas. O trabalho de Cattelan costuma unir o humor e o macabro, como por exemplo a peça Daddy, Daddy (2008), que traz o personagem do Walt Disney, Pinóquio, flutuando de bruços em uma piscina.
A obra “Comedian” foi criada por Maurizio Cattelan em 2019, o artista ressalta que a banana deve ser substituída a cada dois ou três dias.
Sobre a venda da obra
A verdade é que o que está sendo vendido não é a banana em si, pois tanto a banana quanto a fita foram pensadas para serem substituídas regularmente, o que está sendo vendido é a autenticidade da ideia. Já foram vendidas três edições da obra, a primeira edição foi vendida pelo valor de 120 mil dólares, já a terceira edição foi vendida para um criptoempreendedor chinês chamado Justin Sun, que pagou o valor de 6 milhões de dólares. Cada pessoa que compra a obra recebe um certificado de autenticidade que concede ao proprietário a permissão e a autoridade para reproduzir essa banana e a fita adesiva em sua parede como uma obra de arte original de Maurizio Cattelan. E você? Compraria essa obra de arte inusitada?
Fontes: Dasartes, Super Interessante, Guggenheim