Você cresceu assistindo Pokémon e carrega essa paixão até hoje? É exatamente por isso que o artista Giovani Galvão encanta as pessoas em suas redes sociais ao criar Pokémons inspirados nos estados brasileiros. O INSPI conversou com ele para conhecer melhor sua trajetória e seu processo criativo. Continue a leitura!
Sobre o artista
Giovani Galvão, tem 28 anos e é de Taubaté, interior de São Paulo. Galvão se formou em publicidade e propaganda e trabalhou por algum tempo como diretor de arte em agências de publicidade. Ele conta que no início da pandemia resolveu tentar a sorte com ilustração, que sempre esteve presente em sua vida, mas até aquele momento não era o que pagava suas contas, logo todos notaram seu talento e ele começou a receber muitos trabalhos na área.
Inspirações
Giovani conta que suas inspirações são diversas, “acho que tudo que eu consumo como arte acaba de uma maneira me inspirando, seja uma música, um filme, um jogo”. Ele ressalta que usa artistas brasileiros como inspiração, pois gosta muito do trabalho desenvolvido no país. Em 2024, Galvão teve a honra de ilustrar um board game do Castelo Rá-Tim-Bum: A Aventura do Ratinho, um projeto que destaca ainda mais a cultura brasileira.
Como surgiu a ideia
Ao perguntarmos para Giovani como surgiu a ideia de criar Pokémons brasileiros, ele revela que apenas quis juntar três coisas que gosta: Pokémon, desafio de ilustração e representatividade brasileira.
O ilustrador começou recentemente a fazer vídeos curtos, a ideia de criar Poke Estado veio para ter uma interação maior com seu público, mas acabou sendo até mais que isso. Muita gente chegou até seu perfil graças a essa ideia, pessoas que se sentiram representadas.
Processo criativo

O ilustrador revela que seu processo criativo começa sempre com uma boa pesquisa, buscando referências. Depois de coletá-las é hora da experimentação dos rascunhos, “essa é a parte mais difícil, as demais etapas são algo mais natural, eu risco a lineart, coloco as cores e adiciono luz e sombra”, completa Giovani.
Galvão gosta de transmitir leveza, de ilustrar coisas fofas que vão de alguma forma aquecer o coração de quem vê o resultado. “Sempre tento transmitir cultura brasileira no que posso, temos uma cultura muita rica e devemos usá-la para enriquecer nossa arte também”.
“Ilustrar é algo que não tem fim, você nunca chega ao ponto de aprender tudo, sempre vai ter algo a mais para lapidar. Por isso, manter estudos e praticar diariamente é o segredo para atingir um bom resultado”.
Confira abaixo mais alguns projetos do ilustrador. Se você gostou do trabalho de Giovani, siga ele nas redes sociais e encomende sua arte.



