Modo escuro Modo claro

Conheça a arte de Allan Matias, inspirada em sua infância na periferia

Conheça a arte de Allan Matias, inspirada em sua infância na periferia Conheça a arte de Allan Matias, inspirada em sua infância na periferia
Reprodução/Instagram

No mundo da ilustração, cada experiência e vivência acrescenta uma camada a mais no trabalho, é exatamente isso que faz as ilustrações de Allan Matias se destacarem em meio a tantos outros artistas. Continue a leitura e saiba mais sobre ele.

Sobre o artista

Allan Matias, tem 28 anos e reside no Morro do Urubu, no Rio de Janeiro, como ele mesmo diz, é cria da favela. As memórias da infância junto com a observação e a pesquisa independente são o motor da criatividade do artista, que emprega sua visão de mundo em tudo que faz. Desde 2018, o artista colabora com a produção de desenhos animados como “Ico Bit Zip” e “Acorda, Carlo!”, atualmente Allan é diretor de arte da quinta temporada de “Irmão do Jorel”, coautor do quadrinho “Sabina” e autor de “Pústulas, Pérolas, Espuma” e “Lucas”.

Sobre seu trabalho

Em suas redes sociais o artista reforça sua busca por encontrar sentidos para além da mera sobrevivência em seus trabalhos, é isso que o motiva.

Em uma entrevista para o portal Mundo Negro, o ilustrador reforça a importância da representatividade, principalmente para o público infantil em animações brasileiras. O artista quer mostrar ao mundo um Brasil que é raramente visto em animações, tanto na tela quanto nas equipes, propondo ao público, especialmente às crianças, uma experiência de diversão, riso e identificação em harmonia com uma vontade de diversidade e inclusão.

Sobre o projeto Irmão do Jorel

Reprodução/Mundo Negro

Irmão do Jorel é um desenho animado brasileiro inspirado em vidas de pessoas reais, Allan é diretor de arte da série e ajudou a homenagear o Baile Charme de Madureira na quinta temporada. Segundo ele, o desafio foi grande, especialmente para trazer a estética do baile chame para animação, “neste episódio, em especial, posso dizer que foi desafiador tentar contemplar, em mais ou menos seis minutos de cena de baile, a diversidade de rostos, estilos e gerações das pessoas que frequentam o charme. Também foi um desafio adaptar o espaço do baile em si, e passar sua importância cultural em harmonia com a estética e o humor da série”, completa Allan.

Se você gostou do trabalho do artista e quer acompanhar seus próximos passos, você pode segui-lo em suas redes sociais. Confira a seguir algumas das ilustrações criadas por ele.

Fontes: Mundo Negro | Mandabusca

< Anterior

Artista transforma clássicos da música brasileira em ilustrações poéticas

Próximo >
Tipologia ou Tipografia? Entenda a diferença entre os termos

Tipologia ou Tipografia? Entenda a diferença entre os termos