A Lubrax, marca brasileira de lubrificantes da Vibra, acaba de anunciar uma atualização em sua identidade visual, com o objetivo de se alinhar às demandas do mercado e reforçar sua presença no segmento.
Essa mudança inclui um novo logotipo totalmente reformulado, com novos elementos gráficos, embalagens redesenhadas e uma simplificação da arquitetura da marca, mantendo as cores tradicionais, mas com elementos que remetem à modernidade e desempenho.
Estratégia alinhada ao crescimento
A decisão de renovar a marca foi tomada após uma análise detalhada do posicionamento da Lubrax no mercado e de pesquisas com stakeholders, como motoristas, mecânicos e revendedores.
Nesse sentido, Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing da Vibra, explicou que a mudança está alinhada à estratégia da empresa de expandir no segmento de lubrificantes. Nos últimos três anos, o EBITDA da companhia cresceu 35%, e a meta é dobrar esse valor nos próximos anos.
“O mercado está mudando, a categoria está mudando e identificamos uma oportunidade de aumentar o valor da marca, que já é top of mind e se destaca no mercado em preferência e recomendação”, comentou Vanessa.
O novo design da marca Lubrax
O rebranding foi desenvolvido pela consultoria Design Bridge and Partners, que buscou reforçar atributos como tecnologia e inovação, além de simplificar a comunicação com o consumidor. A letra “X” ganhou destaque e passou a ser utilizada como símbolo e avatar da marca nas redes sociais.
Além disso, os tradicionais verde e amarelo estão mantidos como base da paleta de cores para manter o link com a marca atual, mas o logotipo ganha nova tipografia bem diferente e mais contraste, com tons que remetem à performance e modernidade.

Já as novas embalagens e rótulos priorizam a clareza das informações e a sustentabilidade, com formatos diferenciados que visam destacar o produto no ponto de venda. Por isso, a expectativa é que as embalagens estejam disponíveis no mercado a partir de julho deste ano.
Até lá, a marca será apresentada de forma gradual em campanhas de comunicação e patrocínios. A mudança também inclui a reorganização do portfólio de produtos, com a redução de submarcas e maior integração com a marca principal.
O novo logotipo e identidade visual já estão em uso nas redes sociais e canais oficiais da empresa, marcando o início dessa transição.