O fotógrafo brasileiro Yuri Laurindo está indicado na Longlist Sport Action do AIPS Awards, concorrendo ao prêmio de melhor foto de esportes do ano de 2024.
A premiação é organizada pela Associação Internacional da Imprensa Esportiva (AIPS) e é uma das mais relevantes da categoria, destacando profissionais de todo o mundo que se dedicam a capturar momentos marcantes do esporte.
O registro fotográfico inscrito por Yuri foi feito em 31 de outubro de 2024, durante a semifinal da Copa Sul-Americana, na qual o Racing venceu o Corinthians por 2 a 1. Na ocasião, ele capturou uma torcedora do Racing chorando com as pernas sangrando em meio ao arame farpado do estádio El Cilindro, em Avellaneda.
A fotografia, intitulada ‘Sangue, Dor e Paixão’, retrata a emoção intensa da torcedora do Racing e a relação visceral entre futebol e paixão. O impacto visual e narrativo da imagem garantiu sua seleção como uma das candidatas ao prêmio, concorrendo ao lado de um texto publicado pelo perfil @aembaixada.
Veja também: Futebol e Cultura: 5 livros para sair do trivial
Os AIPS Sport Media Awards reconhecem a excelência no jornalismo esportivo em diversas categorias, incluindo fotografia, e celebram os melhores profissionais da área ao redor do mundo. A competição destaca imagens que contam histórias poderosas e que se tornam símbolos da intensidade do esporte, tornando a premiação um dos maiores reconhecimentos para fotógrafos esportivos.
Além de Yuri, outros profissionais brasileiros do jornalismo concorrem ao AIPS Awards em diversas categorias, incluindo fotos de ação, vídeos e textos. Você pode conferir a lista completa no site da premiação.
Veja também: As melhores fotos dos fotógrafos da National Geographic em 2024