Modo escuro Modo claro

Grafiteiro paraense transforma identidade visual de empresa de açaí

Santo, que é natural da periferia de Belém, levará para as lojas e materiais de marketing da empresa o olhar único de quem nasceu no estado do açaí. Foto: Polpanorte/Divulgação


Uma gigante brasileira da produção e comercialização de açaí acaba de anunciar uma parceria com o artista visual paraense José Santana, mais conhecido como Santo. Natural da periferia de Belém, Santo trará sua identidade artística para a comunicação visual da Polpanorte, que será aplicada em materiais de marketing e na ambientação das franquias e lojas próprias.

O objetivo é incorporar à identidade da empresa a autenticidade de quem cresceu no berço do principal produto oferecido pela companhia: o açaí.

“Santo é um artista visual urbano, que traduz em seus traços cheios de personalidade as vivências da sua região. Sua arte tem profundidade e representa com fidelidade a cultura paraense. Nos identificamos com essa linguagem e com seu potencial de traduzir, por meio das imagens, a origem dos nossos produtos”, destaca Carlos Bentim, diretor Comercial e de Marketing da Polpanorte.

Especializado em grafite desde 2014, Santo busca democratizar a arte e participa de diversos projetos sociais, atuando como arte-educador informal nas periferias.

Entre suas obras, um dos destaques é o mural Vagueia no rio (2023), localizado na Passagem Trindade, em Belém. Inspirado em sua filha, o mural retrata o universo lúdico das crianças e está situado perto de uma pracinha onde elas costumam brincar. Confira:

No projeto desenvolvido para a empresa, Santo trouxe cores vibrantes que remetem às frutas típicas brasileiras presentes no portfólio da marca, como açaí, cupuaçu e acerola. As pinceladas fluidas conferem leveza à composição.

“Minha inspiração veio da natureza: das formas orgânicas das frutas, das folhagens e do movimento das águas dos rios, que nutrem a terra e dão vida a tudo”, explica o artista.

Foto: Polpanorte/Divulgação

“Comecei com estudos das formas e esboços no papel. Decidi colorir com pincel para dar originalidade às frutas e, depois, digitalizei o resultado para trabalhar a combinação dos elementos na tela, garantindo versatilidade. Quis que as frutas parecessem percorrer diferentes superfícies, como paredes e quadros. O desenvolvimento levou cerca de três meses”, conta.

Para as lojas e quiosques, a arquiteta Maiara Zaia, responsável pelo projeto, também buscou inspiração na brasilidade. O conceito combina materiais naturais, como palha, madeira, plantas e paredes rústicas, criando uma atmosfera que reforça a conexão com a natureza.

Os novos elementos da identidade visual criada em parceria com Santo já estão sendo incorporados às comunicações da empresa.

< Anterior

Tirolez renova identidade visual para celebrar 45 anos de história

Próximo >

Artistas se manifestam contra onda de desenhos criados por IA