Na virada da década de 2000 para 2010, a internet era um pouco diferente do que conhecemos atualmente. Dominada por blogs, fóruns e provocações bem-humoradas entre os usuários, era vista por muitos como um ambiente mais leve e menos tóxico do que é hoje.
Foi nesse cenário que surgiu o Funk do Corel, uma paródia que virou piada interna para designers e publicitários em meados de 2010, ao ironizar a acirrada disputa que rolava entre usuários do Corel Draw e do Adobe Illustrator e segue sendo lembrada com carinho por muitos da área.
Ouça o Funk do Corel:
Criado pelos cariocas Mario Gesteira e DJ Uly, o vídeo foi postado no YouTube no dia 7 de julho de 2010, inspirado na música Dança do Créu, sucesso de 2007 do funkeiro MC Créu. Mas, em vez de versos sobre velocidade e dança, a letra falava dos perrengues enfrentados pelos usuários do Corel Draw, já que o software era muito estereotipado por seus travamentos frequentes, dificuldades de compatibilidade com programas como o Illustrator e o Photoshop, além de atalhos pouco intuitivos.
Em entrevista exclusiva ao INSPI, Mario relembrou o início da produção do funk e sua ligação com o NDesign: “Eu estudei desenho industrial na UFRJ e a gente ia pra encontros de estudantes pelo Brasil inteiro. Em 2010, nós começamos a organizar um NDesign no Rio de Janeiro. Eu fazia parte da organização, uma das células que eu fazia parte era de marketing alternativo. A gente fazia instalação de arte, jogo online e coisas do tipo pra promover o evento.”.
Além da letra bem-humorada, o Funk do Corel incluía efeitos sonoros típicos de erros no computador, sampleados de forma criativa e sincronizados com a batida.
“Eu e Ulysses (DJ Uly) faziamos funk desde a época do colégio. Ele estudou na UFRJ também e a gente já tinha feito umas músicas de zoeira (…) Aí fizemos e gravamos o Funk do Corel e usamos ele pra promover o evento.”, completou.
Apesar de amador, o conteúdo gerou identificação e rapidamente ganhou destaque. Conforme noticiou o portal Terra à época: “O vídeo foi postado na quarta pelo usuário ‘fejaofarinha’ e já teve centenas de visualizações. Mais de 100 usuários comentaram a música, a maioria elogiando o bom humor da letra. O vídeo também recebeu 19 menções honrosas no site, como ‘vídeo mais comentado’ e ’mais favoritado’.”
Na data da publicação dessa matéria, em 2025, o Funk do Corel acumula menos de 300 mil visualizações no YouTube, o que é considerado pouco para os padrões atuais da plataforma, mas o número não traduz o valor simbólico da brincadeira. Até hoje, o vídeo ainda recebe comentários ocasionais de usuários nostálgicos, tanto de quem vive ou já viveu a rotina intensa com o software de design gráfico, quanto de curiosos que conheceram a paródia anos depois e se divertem com o bom humor da produção.