Vivemos em um mundo cada vez mais compartilhado e copiado, encontrar algo que você nunca viu antes está realmente difícil. A seguir saiba por que você não deveria compartilhar suas referências criativas com qualquer pessoa!
O trabalho de curadoria
Estamos na era da mentalidade de moodboard, branding, comunicação e design são mercados que valorizam a obscuridade e a nostalgia, por isso, o chamado curador, aquela pessoa responsável por organizar ideias, referências e conteúdo é tão valorizado.
Designers defendem que referências e pesquisas são realmente um dos bens mais valiosos para os profissionais da área, entregá-lo de mão beijada para qualquer profissional seria entregar seus anos de trabalho de graça.
O termo “gatekeeping”, que se refere ao processo de seleção e controle da informação que é disseminada, está sendo muito usado, pois assim o designer ou qualquer outro profissional escolhe o que quer divulgar, guardando para si suas melhores referências.
O valor do acumulador de referências

Atualmente o chamado “acumulador de referências” ocupa uma posição privilegiada na sociedade criativa. À medida que a coleta de referências se torna mais fácil, o entusiasmo e a vontade de coletar e organizar referências parece mais raro. Referências são extremamente importantes como ponto de partida para comunicar uma ideia.
O trabalho envolvido na organização e manutenção de uma biblioteca de referência não deve ser desconsiderado, é algo que você fez e não deveria abrir mão dele. Não é falado abertamente no mercado criativo, mas existe o chamado “dono da referência”, se foi você quem coletou e trouxe a referência para um trabalho, então você é o “dono da referência”.
Como usar suas referências
Normalmente temos uma pasta cheia de referências que muitas vezes não sabemos como usá-las. Primeiro você deve abrir suas referências, observá-las em busca da primeira faísca de ideia, criar o primeiro esboço e tente comunicar a ideia, depois descarte todas as referências e nunca mais as mencione no projeto. É importante lembrar que você não deve tentar refazer a referência, mas tentar criar uma referência, só assim você conseguirá dar vida a algo totalmente novo e que será inspiração para outros profissionais.
Fonte: It’s Nice That