A Zup, empresa de tecnologia do Itaú Unibanco, acaba de anunciar o lançamento de sua nova identidade visual de marca. Este é o primeiro rebranding institucional desde a fundação da empresa em 2011, que havia passado antes apenas por atualizações de marca desde então.
Por isso, a expectativa com esse movimento de marca é comunicar com clareza os diferenciais competitivos que posicionam a Zup como a principal aliada para pessoas executivas e líderes de TI. A nova identidade da marca foi desenvolvida para traduzir os pontos fortes já reconhecidos por clientes, como a excelência técnica e o envolvimento estratégico, segundo a empresa.
A nova identidade, desenvolvida pela consultoria Galileo Branding, foi pensada para traduzir a maturidade e a ambição da empresa. “O logotipo renovado mantém a força do nome em caixa alta — ZUP — para reforçar solidez, ousadia e excelência técnica. Os cortes diagonais das letras projetam dinamismo e movimento, simbolizando avanço constante e progresso tecnológico. O “Z”, elemento central da marca, foi redesenhado para atuar também como símbolo independente, com versões robusta e minimalista, garantindo versatilidade em diferentes pontos de contato e escalas de aplicação”, conta Galileu Nogueira, fundador da Galileo Branding.
As cores da nova paleta foram pensadas para comunicar profissionalismo, confiança e inovação. O bordô, cor principal da identidade, expressa maturidade e diferencia a marca em meio ao mercado tech. Já o cinza reforça a sofisticação, e o gradiente, composto por variações do bordô, transmite fluidez e continuidade, traduzindo a assinatura da marca: “sua aliada tech, do agora ao futuro”. A paleta também inclui tons complementares como coral e cinza, utilizados com moderação para dar ênfase a elementos estratégicos da comunicação.
A expressão visual da nova marca conta também com grafismos e formas proprietárias que reforçam a ideia de cocriação e colaboração. Elementos como retângulos angulados e traços inspirados no “Z” funcionam como suportes gráficos para conteúdos. Tudo isso se integra a uma fotografia que valoriza a proximidade humana e o dinamismo das interações reais, representando os times da Zup como protagonistas da transformação digital de seus clientes.
A nova marca da Zup já está sendo utilizadas nas redes sociais e nos principais canais da empresa.