A artista visual e muralista brasileira Dolores Esos foi selecionada para participar da exposição Brazilian Soul, que será inaugurada no dia 15 de agosto no Straat Museum, em Amsterdã, na Holanda. A obra escolhida é Verde-Amarelo-Caramelo, uma grande pintura de 4,85 metros de largura por 3,5 metros de altura, que reúne elementos da cultura brasileira, incluindo o vira-lata caramelo.
Na obra, o cachorro caramelo aparece ao lado de outros símbolos nacionais, como o popular filtro de barro e uma planta tropical de folhas largas que remete ao paisagista Burle Marx, além de grafismos e formas modernistas que remetem aos azulejos tradicionais.
“Essa obra tem como inspiração signos e cores bem brasileiros. Pra começar, para além de ser um personagem recorrente no meu trabalho – e meu cachorro-, o vira-lata caramelo que representa a simpatia e malandragem brasileiras.”, comentou a artista. Confira a publicação completa:
Considerado o maior museu de arte urbana e graffiti do mundo, o Straat Museum fica localizado em um enorme galpão industrial com mais de 180 obras originais de artistas de rua de diversos países, entre eles o brasileiro Eduardo Kobra.
A mostra Brazilian Soul integra a programação Cruzando Hemisférios: Um Verão Brasileiro no Norte e ficará aberta ao público até 31 de outubro. A escolha da obra Verde-Amarelo-Caramelo foi feita pelo curador Luan Cardoso, que destacou trabalhos do NALATA Festival 2024, realizado em São Paulo, em parceria com o museu holandês.