Enquanto as taxas de consumo de tabaco estão diminuindo em muitos países ocidentais, o oposto está acontecendo na República da Indonésia, onde mais de 60% da população masculina fuma e usa tabaco regularmente.
Quando a fotógrafa canadense Michelle Siu ouviu falar sobre esta estatística alarmante, ela achou que precisava documentar o fato em uma série intitulada Marlboro Boys.
Fumar tornou-se cultural na indonésia, onde algumas crianças fumam seu primeiro cigarro aos 4 anos de idade, disse Michelle a TIME. “O consumo de tabaco na Indonésia é uma questão complexa, uma vez que se confunde com a cultura do país, politicamente e economicamente. Você não dá dez passos sem ver uma propaganda de tabaco ou alguém fumando”.
A economia da Indonésia é dependente da indústria do tabaco e tudo contribui para que essa indústria continue cada vez mais forte. Segundo a fotógrafa, é normal ver crianças fumando no caminho para a escola e isso movimenta muito dinheiro no país.
Como filha de pais imigrantes, Michelle se diz atraída por histórias que destacam “culturas ameaçadas e pessoas vulneráveis”. Em Marlboro Boys, ela analisou a perda da inocência que os jovens fumantes apresentam. “Eles inalam e exalam como homens que já fumam há anos. Alguns fumam 2 maços por dia desde que eram crianças pequenas”.
Via Lightbox Time