Pesquisa revela que as pessoas passaram a ser mais produtivas à noite

Pesquisa revela que as pessoas passaram a ser mais produtivas à noite

Pesquisa revela que as pessoas passaram a ser mais produtivas à noite

A empresa Microsoft relevou no relatório anual Work Trend Index que grande parte das pessoas passaram a ser mais produtivas à noite por conta da pandemia e do modelo de trabalho remoto. Continue a leitura e saiba mais sobre o chamado terceiro pico da produtividade.

O impacto da pandemia em nossas rotinas

No relatório divulgado pela Microsoft podemos notar claramente que já não somos as mesmas pessoas que éramos em 2020, os últimos dois anos deixaram marcas e mudaram a forma como as pessoas definem o papel do trabalho em suas vidas. O desafio agora é as empresas conseguirem atender as novas expectativas dos funcionários ao mesmo tempo em que equilibram os resultados dos negócios. Hoje em dia os funcionários estão mais propensos a priorizarem a saúde e o bem-estar do que antes da pandemia.

A mudança da nossa produtividade

Segundo o Microsoft Work Trend Index, 85% dos funcionários brasileiros afirmam que sua produtividade permaneceu a mesma ou melhorou em relação a 2021, já a média global, cai para 80%, sendo que 27% dos líderes brasileiros sentem que a produtividade sofreu desde que o trabalho se tornou remoto/híbrido. A grande questão sobre a produtividade é que gestores e funcionários possuem uma visão diferente sobre esse conceito, para os gestores, ser produtivo é estar sempre conectado e disponível, já para o funcionário a produtividade está relacionada a entregar demandas no prazo, por conta disso, nota-se que o trabalho pós-expediente e nos finais de semana aumentaram 28% e 14% respectivamente.

O terceiro pico de produtividade

A onipresença do trabalho híbrido pode estar fazendo com que os trabalhadores trabalhem mais no período da noite, o chamado terceiro pico da produtividade, que se forma nas primeiras horas da noite e à medida que as pessoas trabalham em casa elas costumam sentar-se em suas mesas à noite para resolver algumas coisas. É comum as pessoas terem picos de produtividade antes do almoço e voltam ao trabalho novamente após o intervalo, esses períodos são chamados de primeiro e segundo picos de produtividade, mas o Microsoft Work Trend Index mostra que há um terceiro pico de produtividade, não tão grande quanto o primeiro e segundo pico, mas são dados significativos que revelam que há um pico de produtividade por volta das 22h.

Ao observar os resultados do índice, podemos observar que são várias as razões pelas quais as pessoas estão mais produtivas à noite após a pandemia. Uma das razões é que graças a adoção do modelo híbrido de trabalho as pessoas estão distribuindo melhor o seu dia e aproveitando melhor a flexibilidade do trabalho remoto para passar mais tempo com a família durante o dia e depois trabalhar à noite.

Fontes: windowscentral.com, newsmicrosoft.com  

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.