5 curiosidades sobre Van Gogh que nunca te contaram

5 curiosidades sobre Van Gogh que nunca te contaram

5 curiosidades sobre Van Gogh que nunca te contaram

O artista Vincent van Gogh produziu algumas das pinturas mais notáveis e conhecidas do mundo, mas ele viveu uma vida atormentada e nunca encontrou a fama antes da morte. Muitas pessoas conhecem pouco da vida do pintor, como apenas o fato de ter cortado a orelha depois de um surto de abstinência de álcool. A seguir vamos trazer cinco curiosidades sobre Van Gogh que provavelmente você não sabia. Vem ler!

1 – Orelha cortada teria sido entregue a uma mulher

O que se sabe é que em 23 de dezembro de 1888, Van Gogh estava em meio a um terrível colapso mental que resultou no corte da orelha esquerda. A historiadora de arte Bernadette Murphy fez uma pesquisa sobre os registros do censo e o rastreamento da história da família e revelou que a orelha pode ter sido dada a uma faxineira chamada Rachel, que trabalhava em um bordel que Van Gogh frequentava.

2 – Largou a escola aos 15 anos

Van Gogh se saía bem na escola, mas aos 15 anos durante seu segundo ano resolveu sair por razões desconhecidas. Estudiosos consideram que a falta de dinheiro do seu pai para pagar os estudos, uma mudança nos funcionários da escola, um surto de doença e até mesmo o início da doença mental do pintor poderiam ter sido a causa da desistência.

3 – Noite Estrelada foi feita em um asilo

Crédito: Rawpixel/Depositphotos.com

Isso mesmo! A pintura mais famosa de Van Gogh foi criada em 1889 no asilo de Saint-Paul-de-Mausole, na França. Em um surto de depressão e alucinações, Van Gogh provavelmente usou a vista da janela do asilo como inspiração. Van Gogh então pintou Noite Estrelada num ateliê cedido pelo asilo, porém, ao terminar a pintura considerou o trabalho um fracasso.

4 – Sua irmã também tinha uma doença mental

O artista lutou contra uma doença mental durante grande parte da vida, mas o que pouco se falou é que sua irmã, Wilhermina “Wil” Jacoba van Gogh, também viveu com intensa doença mental, passando os últimos anos de sua vida em uma clínica psiquiátrica até sua morte aos 79 anos. O que aumenta as evidências de que a doença mental de Van Gogh poderia ser genética.

5 – Pediu três mulheres em casamento e foi rejeitado

Crédito: Zubada/Depositphotos.com

O artista não teve uma bela vida amorosa e acabou aceitando seu destino solitário com 35 anos. Van Gogh pediu três mulheres em casamento em sua vida: Caroline Haanebeek, Eugénie Loyer e Kee Vos-Stricker, todas elas rejeitaram sua proposta. Com 31 anos, Van Gogh se apaixonou por Margot, filha de uma vizinha. O casamento não aconteceria, pois, a família de Margot rejeitou a ideia. O relacionamento deles terminou depois que Margot se envenenou, pois ela experimentou mudanças de humor e nervosismo, e foi afetada por fofocas na cidade sobre o caso. Ela sobreviveu, mas o namoro acabou.

Bônus: Pode ter sido assassinado

O que sabemos é que o artista teria cometido suicídio e morreu com um tiro na barriga, porém, um livro de 2011 dos biógrafos vencedores do Prêmio Pulitzer, Steven Naifeh e Gregory White Smith, afirma que o artista foi assassinado. A teoria diz que René Secrétan matou acidentalmente o pintor, já que ele confessou que sua gangue de amigos intimidaria o artista bêbado e acenaria uma pistola do lado de fora de onde o artista morava.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre um dos maiores pintores do mundo e como foi sua conturbada vida.

Foto de Capa: Toucanet/Depositphotos.com Fonte: Stacker

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.