Antigamente apenas um grupo selecionado de cientistas tinha acesso às incríveis fotos tiradas pela NASA. A partir de 2017 a empresa espacial decidiu abrir as portas digitais do seu site permitindo que o público acessasse mais de 140 imagens, vídeos e arquivos de áudio, as imagens são incríveis e podem servir de inspiração para muitos trabalhos. Confira a seguir!
1 – A primeira imagem tirada pelo Telescópio Espacial James Webb
O Telescópio Espacial James Webb é um observatório especial infravermelho, produto de um esforço colaborativo entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA) ao longo de três décadas. A foto em questão mostra um aglomerado de galáxias SMACS 0723.
2 – A Lua vista da Apollo 11
Em 20 de julho de 1969, os astronautas chegavam à lua pela primeira vez e a tripulação capturou uma foto incrível da lua cheia.
3 – Terra vista da Estação Espacial Internacional
Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional tirou uma foto da Terra a 400 quilômetros da Austrália. O chamado Airglow (tom laranja) são faixas difusas de luz criadas por átomos que colidem na atmosfera perto da interface da Terra e do espaço.
4 – Furacão na Terra
Em junho de 2022 pudemos observar a formação de furacões no Atlântico pela Estação Espacial Internacional, a foto é do furacão Sam enquanto ele estava no Oceano Atlântico.
5 – Erupção do Sol
Em 2012, o Solar Dynamics Observatory da NASA documentou uma explosão do sol, chamada de “erupção proeminente”.
6 – Erupção do vulcão Raikoke
Em junho de 2019 os membros da tripulação da ISS capturaram a imagem do vulcão Raikoke entrando em erupção, o vulcão fica nas remotas Ilhas Curilhas, no Oceano Pacífico.
7 – Aurora Canadense
Uma tempestade geomagnética de classe G1 fez com que a aurora boreal se propagasse sobre a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.
8 – Nebulosa de Hélix
O Telescópio Espacial Spitzer da NASA obteve imagens infravermelhas da Nebulosa de Hélix, também chamada de “Olho de Deus”. Ela está na constelação de Aquário, a 700 anos-luz de distância.
9 – O coração de Madagascar
O astronauta Ricky Arnold capturou em 2018 o coração de Madagascar, mostrando grandes mudanças na paisagem da região. A quarta maior ilha do mundo está a sofrer de dizimação das florestas tropicais devido à procura dos seus recursos únicos.
10 – Aquarela do mar
A imagem do satélite observacional Landsat-8 em 2018 mostra o Mar de Chukchi iluminando flores coloridas de fitoplâncton. A água fria e rica em nutrientes do Mar de Bering encontra a água costeira quente e menos salgada do Alasca criando essas cores.
11 – A mancha vermelha de Júpiter
A sonda de Juno da NASA capturou o planeta gigante gasoso e a sua grande mancha vermelha, que é o local de uma enorme tempestade na superfície do planeta.
12 – Eclipse total do sol
A NASA conseguiu em 2017 a imagem rara do eclipse total do sol.
13 – Plutão marmorizado
A sonda espacial New Horizons da NASA capturou as variações de cores de Plutão. A foto mostra o efeito marmorizado das diversas formas de relevo do planeta anão.
14 – Buraco negro supermassivo
Por meio de uma imagem simulada por computador podemos ver como é o buraco negro supermassivo, descoberto numa área escassamente povoada do Universo.
15 – Pilares da Criação
Eles fazem parte da Nebulosa da Águia, a aproximadamente 5.700 anos-luz da Terra. A área dos pilares da nebulosa é uma região ativa de formação de estrelas.
Esperamos que essas imagens tenham te deixado de boca aberta e mostrado todo o potencial da biblioteca pública da NASA.