Ícone do site INSPI

Conheça o surpreendente trabalho do Mobile Filmmaker Túlio Sérgio

Conheça o surpreendente trabalho do Mobile Filmmaker Túlio Sérgio

Já pensou em fazer produções incríveis usando apenas o seu celular para gravar e editar seus vídeos? Essa ideia já é possível e vem sendo cada vez mais difundida por comunidades na internet. O INSPI conversou com o Mobile Filmmaker Túlio Sérgio que encanta a todos com seus vídeos criativos e elaborados feitos apenas com o celular. Continue a leitura para conferir a entrevista completa e conhecer melhor seu trabalho.

Sobre o Mobile Filmmaker

Túlio Sérgio mora em uma pequena cidade no sul de Minas Gerais chamada Lavras, muito próxima de São Paulo. Nascido na cidade de Lamounier, também em Minas Gerais, ele se mudou para cursar Engenharia Química, isso mesmo! Ele não possui formação em marketing, mas passou a admirar a profissão quando estava na faculdade. Hoje em dia o filmmaker compartilha em suas redes sociais dicas de como fazer vídeos incríveis, possui cursos e trabalha exclusivamente com a produção e o ensino de vídeos.

Confira a seguir a entrevista completa com Túlio Sérgio.

INSPI: Como surgiu seu gosto por marketing e o mercado de mobile filmmaker?

Túlio: Por conta dos estágios que realizei durante minha faculdade, eu descobri que não gostava de Engenharia Química no meio do curso, mas acabei não mudando de curso ou área e estou quase finalizando a graduação em Engenharia Química. Durante a faculdade me aventurei em startups, lá eu trabalhava diretamente com marketing e foi assim que eu descobri um universo muito grande. Durante minha faculdade eu acabei fundando minha empresa de assistência técnica, a Unitech Lavras, essa ideia de unir universidade e empreendedorismo fez eu me desenvolver bastante. Antes de eu ter meu Instagram business, eu tinha um Instagram pessoal que eu produzia conteúdo voltado a performance, fitness, livros, entre outros assuntos, foi aí que eu conheci o projeto 50, nele eu precisava basicamente seguir algumas regras, como se alimentar bem, fazer exercício físico e investir em algo novo, foi quando eu comecei a seguir os passos para ser filmmaker.

INSPI: Quando você começou a chamar a atenção do público com o seu trabalho?

Túlio: Depois de passar 50 dias focado em produção de conteúdo e vídeo eu continuei arriscando e as pessoas começaram a perguntar para mim se eu tinha interesse em produzir vídeos para elas, para empresas, pois Lavras é uma cidade muito próspera pra isso. Uma vez que perguntaram para a minha esposa, que é criadora de conteúdo, eu resolvi abraçar a oportunidade e fiz meu primeiro vídeo para uma clínica estética e ficou bem legal, deu bastante repercussão na cidade e mais pessoas ficaram interessadas.

INSPI: Qual foi seu primeiro vídeo a viralizar? Como foi o processo criativo?

Túlio: Essa história é muito boa, pois eu tinha acabado de receber uma proposta de um cara que me ofereceu muito mais dinheiro do que eu ganhava atualmente, mas para trabalhar para ele eu teria que abandonar minha carreira independente, pensando que teria algo muito melhor para mim eu acabei não aceitando a proposta e o cliente falou “como você vai criar conteúdo se você nem tem audiência?”, mal sabia ele que essa pergunta se tornaria o gás que eu precisava para me dedicar ainda mais ao meu trabalho, comecei a estudar muito a rede social, fiquei por 3 dias imerso, assistindo vários vídeos, anotando tudo, qual a estratégia, porque viralizou, todas as informações, então eu peguei o melhor de cada um dos vídeos desse nicho e criei um vídeo meu, foi aí que o jogo mudou. Na época eu tinha 2 mil seguidores, depois do vídeo eu alcancei 13 mil seguidores, mas o vídeo que transformou meu perfil de fato, que eu saí de 20 mil seguidores e alcancei 100 mil, foi um vídeo que fiz em parceria com minha esposa, usando um guarda-chuva.

INSPI: Quais são suas inspirações e como é seu processo criativo?

Túlio: Todo mundo é inspiração para mim, quando abro a rede social eu vou me inspirar em mais informações, eu olho tudo com olhar diferente, eu anoto, observo, eu chamo de observação ativa, eu sou muito intencional nas coisas que eu faço, quando eu vou ver um vídeo vai ser intencional e não para me distrair. No meu processo criativo eu sempre envolvo as minhas anotações, o método que eu consegui desenvolver, a partir de todas as experiências que veio antes, um livro que mudou bastante minha criatividade foi “Roube Como um Artista, do Austin Kleon”.

INSPI: Qual seu objetivo como Mobile Filmmaker?

Túlio: Meu objetivo com a criação de vídeo é alcançar cada vez mais pessoas, aumentar o número da minha comunidade, que acreditam que a criação de conteúdo está além do equipamento, o equipamento não pode ser um fator limitante, um impostor na hora de criar o conteúdo, e elas podem se desenvolver na questão de trabalho, estudo.

A ideia é que as pessoas usem o celular de forma intencional e da forma correta, extraindo ao máximo o que o smartphone tem para oferecer, muitas pessoas não podem contratar um videomaker para fazer tudo para você. O meu intuito não é acabar com o mercado de contratação de videomaker, ele é necessário, digo isso para meus mentorados, se você não consegue ou precisa de muita movimentação, invista em alguém, mas conteúdo de dia a dia você pode oferecer uma melhor qualidade. Meu objetivo é aumentar a comunidade de pessoas que acreditam que o smartphone é a melhor ferramenta para desenvolver sua rede social.

INSPI: Qual a dica você deixa para quem quer começar nessa área?

Túlio: A dica que eu daria é começar a ser mais intencional, nas coisas que você assiste, comece observando com o seu ponto, encontre também pessoas e se relacione com quem entende mais que você. Você precisa enxergar isso como um trabalho, seu trabalho na internet é como se você tivesse um ponto físico na sua cidade, toda vez que você não aparece, não cria, não publica, você deixou de abrir sua loja, então toda vez que você deixa de mostrar seu trabalho você também deixou de abrir sua loja.

Se você gostou de conhecer o trabalho de Túlio, você pode segui-lo nas redes sociais e continuar acompanhando os vídeos incríveis produzidos por ele ou até mesmo se inscrever para uma mentoria com ele.

Foto de Capa: Mudkung/Depositphotos.com

Sair da versão mobile