Como o tédio pode influenciar sua criatividade

Como o tédio pode influenciar sua criatividade

ilustração de uma menina apoiando a cabeça em uma das mãos

O ser humano parece odiar o tédio desde muito tempo atrás e com a chegada da internet e das redes sociais ele está menos presente na nossa vida, pois se estamos entediados basta pegar o celular e rolar o feed. Apesar do tédio ser considerado algo ruim, ele é muito importante para seu bem-estar e sua criatividade. Continue a leitura e saiba mais!

Novas ideias podem surgir no tédio

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia (EUA), os participantes com maior desempenho nos testes foram os mais relaxados e entusiasmados, pois deixavam suas mentes vagarem mais longe.

Outra pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido, os participantes deveriam copiar uma série de números de uma lista telefônica antes de imaginar uma série de usos para um par de copos de plástico. Comparadas a um grupo de controle, as pessoas que receberam a tarefa mais entediante antes foram mais inventivas na outra, já um terceiro grupo recebeu uma tarefa ainda mais tediosa: ler a lista telefônica. Esse grupo gerou um número muito mais significativo de usos para os copos.

Ao observar o resultado dos testes, os cientistas notaram que um estado de tédio encoraja a exploração da criatividade, pois nosso cérebro emite um sinal para que sigamos em frente, para que nossa mente “voe”. É por isso que as ideias surgem em momentos de maior ociosidade mental, como indo ao trabalho, durante o banho ou em uma longa caminhada.

Como usar o tédio a seu favor

No passado, apenas pessoas de classe alta podiam curtir a ociosidade, e o tédio era sinal de status. Nos dias de hoje, ter tédio é quase sinal de falta de status no meio de tantos recursos para evitá-lo, somos convencidos que agendas lotadas significam maior chance de aproveitar o tempo. É necessário mudar esse pensamento e usar o tempo ocioso a nosso favor, sem nos sobrecarregar e chegar a um possível burnout.

A chave para aproveitar o tédio e deixar a mente “passear” é agendarmos “sessões de sonhar acordado”, que nada mais é que praticar atividades em que é possível a mente divagar sem distrações, como por exemplo caminhar, mas sem usar fones de ouvido.

Caso você precise de ideias novas para a resolução de um problema a dica é: “plantar” o problema na cabeça antes de deixá-lo de lado por algum tempo com a confiança de que a solução surgirá quando menos esperarmos. Períodos de trabalho intercalado com períodos de tédio são perfeitos para seu cérebro ativar diversas áreas.

Apesar de ser um sentimento que não gostamos, o tédio está totalmente ligado a criatividade e a curiosidade, por isso, períodos de ócio é essencial para que nosso subconsciente trabalhe a nosso favor.

Fontes: BBC, Super Interessante

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.